O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral (Celorico da Beira)

Memória descritiva da imagem:
A imagem escolhida apresenta uma Truta-arco-íris, espécie outrora abundante no rio Mondego, vistosa pelas cores que apresenta no seu corpo, com a boca aberta perante a sarjeta, para onde, indevidamente, são encaminhados resíduos, tais como, embalagens diversas, restos de cigarros, plásticos e outros materiais. O rio Mondego será o destino indevido destes resíduos, os quais vão causar danos na biodiversidade que povoa as suas águas e as suas margens. Esta biodiversidade está representada pela Truta, a qual faz alusão à Lenda da Truta de Celorico da Beira, que remonta à fundação da nacionalidade, onde um cerco ao castelo é mantido durante muitos dias levando os habitantes à exaustão e à fome até que uma águia deixa cair intramuros a presa que trazia nas suas garras, uma enorme truta fresca.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral, em Celorico da Beira.
Professora coordenadora da atividade: Ana Maria Pinto.
Alunos envolvidos: alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem: Helder Santos e Diogo Custódio, 7º C; Leonardo Pena, 8º A e João Gradiz, do Curso Profissional.
Aos alunos em causa foi feita uma sensibilização inicial sobre a importância da preservação da biodiversidade local, uma vez que estamos inseridos na área geográfica do Parque Natural da Serra da Estrela, bem como, sobre o projeto em causa, deixando claro a importância que este tem na preservação dos ecossitemas aquáticos e, em particular, marinhos, bem como, o carinho com que tem sido abraçado por inúmeras instiutuições do País. Decidiu-se que, este ano, a escola iria intervir em dois locais, um dentro do espaço escolar e outro fora, junto à Biblioteca Municipal, razão pela qual pedimos à Câmara Municipal de Celorico da Beira que nos ajudase a escolher a sarjeta e a preparasse para que nela fosse aposta a imagem escolhida. Posteriormente, os alunos visitaram os locais e elaboraram desenhos, de acordo com o que tinha sido abordado. O processo de escolha decorreu com a ajuda dos docentes a prestar serviço no Centro de Apoio às Aprendizagens, os mesmos que irão acompanhar os alunos envolvidos na fase final deste desafio, ou seja, na fase de pintura. Está previsto fazer-se uma sensibilização para o problema da poluição dos oceanos, através de uma pequena exposição, na semana do dia 8 de junho, Dia Internacional dos Oceanos.

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.632424, -7.396062 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura está localizada nas traseiras da Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral, junto à Biblioteca Municipal, na Rua Barroco D`El Rei.