O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola EB 2,3 Dr. João das Regras (Lourinhã)

Memória descritiva da imagem:
O grito de alerta do grande tubarão-branco "Carcharodon carcharias" como símbolo de todos os seres marinhos.
Este tubarão pertence ao reino animal estando classificado na ordem dos lamniformes. Os maiores podem atingir na fase adulta cerca de 8 metros e pesarem quase 3 toneladas. É um autêntico fóssil vivo sendo um único representante do gênero Carcharodon.
Pode ocupar todas as áreas oceânicas costeiras de todos os oceanos desde que existam presas, como leões marinhos, focas e morsas.
Este tubarão tem de estar constantemente em movimento facto que origina um enorme dispêndio de energia e a consequente necessidade em se alimentarem de forma quase contínua. Devido a essa voracidade natural, algumas espécies limpam os oceanos ao comerem os animais feridos ou mortos, mesmo que em elevado estado de decomposição, sendo que este papel vai ter enorme impacto na saúde de todos os restantes seres oceânicos. A quase totalidade das espécies também rouba as presas de outros tubarões, quando surge a oportunidade (espécie oportunista). A sua dieta ou as suas preferências alimentares, seguem um regime de captura regular de peixes, crustáceos, lulas, polvos, tartarugas, raias e outros tubarões, sendo o canibalismo uma prática muito comum também nesta espécie.
As suas crias, ainda na vida uterina ingerem os embriões irmãos, vencendo esta competição apenas os mais fortes (competição). Com uma gestação de 2 meses atingem a maturidade sexual por volta dos 4 metros de comprimento e podem viver cerca de 30 anos. O grande problema dos grandes predadores é a necessidade constante de obterem alimento para satisfazerem as suas necessidades energéticas. No caso do tubarão branco a pesca excessiva está levar à perda acelerada dos grandes peixes oceânicos. Apesar da enorme capacidade de adaptação que esta espécie possui (é um fóssil vivo!), a sobrepesca oceânica, a captura desportiva desta espécie e de outras espécies de tubarão, devido à crença em propriedades miracolosas no consumo das suas barbatanas, bem como a proliferação de plásticos em todos os oceanos estão a levar ao declínio acelerado, desta e de todas as espécies de tubarões nos nossos oceanos e, infelizmente para todos nós, à rutura do equilíbrio ecológico marinho global. O nosso grande tubarão branco lança o grito de alerta "O Mar Começa Aqui"

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola EB 2,3 Dr. João das Regras, Lourinhã.
Prof Carlos Miguel Monteiro
16 alunos intervieram diretamente neste projeto dos 12-14 anos, 7-9 anos.
Etapas:,
1ª Seleção dos trabalhos propostos às turmas via delegados ambientais do 3º ciclo
2º Seleção do esquema /desenho do aluno Eduardo do 7º D;
3º Desenho a giz do esquema de no chão em torno de uma sarjeta;
4º Obtenção dos materiais com o total apoio do município da Lourinhã;
5º Pintura com os voluntários e já em tempo de férias escolares;