O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)

Memória descritiva da imagem:
No desenho, com forma circular, podemos observar algumas espécies marinhas, nomeadamente, alguns peixes, um choco, algas, coral e concha de ostra. Estes encontram-se rodeadas de resíduos, alguns dos quais entram pelas sarjetas e vão parar ao mar, causando poluição e destruição dos ecossistemas marinhos. Deste modo, pretende-se sensibilizar para a preservação dos ecossistemas marinhos e da biodiversidade em geral.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Este projeto, desde logo bem aceite pelos alunos e Conselho Eco-Escolas, envolveu cerca de 80 alunos do 6.º ano de escolaridade, com média de 11 anos de idade, sendo desenvolvido nas aulas de Educação Visual, sob orientação da professora coordenadora da atividade Sara Venina Ribeiro.
Numa primeira fase, foram abordados conceitos relacionados com a importância do mar, as espécies marinhas, a poluição causada em particular por plástico, de modo a sensibilizar os alunos para o objetivo do projeto “O mar começa aqui”, que é a proteção dos oceanos, deixando a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”. Nesta fase, e atendendo a outras aprendizagens dos alunos, foi reforçado o apelo para a necessidade da separação correta de resíduos e importância de outros hábitos mais sustentáveis como a redução do uso de plástico.
Para o desenvolvimento de novas aprendizagens foram visualizados pequenos vídeos sobre o mar, espécies marinhas e o problema da poluição marinha.
Durante este processo os alunos foram esclarecidos dos passos de todas as fases do projeto e exploraram-se os conceitos relativos às proporções e ao tamanho da sarjeta relativamente ao desenho.
Na segunda fase do projeto, os alunos fizeram então um desenho livre, dentro da temática e de determinadas dimensões, recebendo orientações por parte da professora responsável para melhorarem o respetivo trabalho.
Na terceira fase solicitou-se aos alunos que localizassem e medissem as sarjetas dentro do espaço escolar.
Todos os alunos envolvidos mostraram grande interesse e empenho e aderiram com muita criatividade e dedicação, desenvolvendo várias competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Na fase final, depois dos trabalhos estarem concluídos, todos foram analisados e avaliados segundo os critérios definidos de modo a ser selecionado um desenho para o concurso. Foi uma escolha difícil, dada a qualidade dos trabalhos. Por fim, foram selecionados quatro desenhos sujeitos a votação pelos alunos do 6.ºano, e após a apreciação das coordenadoras do Eco- Escolas, foi selecionado o desenho submetido para representar a nossa escola.
A escola tentará, mais uma vez, que este contributo de cidadania ambiental de pintura de sarjetas com a mensagem “O MAR COMEÇA AQUI” - HELP THE SEA, lembre a responsabilidade de todos no compromisso de proteção dos oceanos e promoção de ações positivas pela sustentabilidade do planeta.
Escola Básica Mosteiro e Cávado, 10 de abril de 2023