O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)

Memória descritiva da imagem:
A imagem proposta surge de um trabalho colaborativo na comunidade escolar. Após a análise das várias propostas, optou-se por esta, uma imagem positiva, um ambiente limpo, cuidado, harmonioso, onde é visível o respeito pelo oceano.
Pretende-se chamar a atenção para a preservação do mar e para isso devemos ter cuidado com o que pode ir para as nossas sarjetas. Devemos pensar, sempre, numa forma de evitar que resíduos cheguem ao mar.
Está em destaque uma raia que pertence a um grupo de animais diversos, fantásticos, ativos e bastante sociáveis. A sua natação é de uma graciosidade maravilhosa!
O mar é de todos, também é dever de todos cuidar dele!

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Escola Básica de Ribeirinho, Penacova, Felgueiras
Coordenadora do projeto: Emília Borges
Número de alunos: 52 alunos (Pré-escolar e 1º Ciclo)
Os alunos foram informados da participação neste projeto e a sua finalidade.
Seguiram-se pesquisas, debates, discussões sobre o tema da poluição marinha, enumeraram-se as principais causas e algumas das consequências. Foram, ainda, apresentadas estratégias, medidas para acabar com este problema ambiental.
Também se falou sobre a funcionalidade das sarjetas e alertou-se para a importância do seu bom uso.
Após este trabalho foi lançado o desafio à comunidade escolar para a elaboração de um desenho com uma sarjeta, alusivo à preservação do ambiente relacionado com o Mar.
Resultaram alguns trabalhos, dos quais foi selecionado o que se anexa como proposta. Foi escolhido por representar um oceano limpo, onde os animais vivem saudáveis e em harmonia e com o intuito de mostrar à comunidade como devem ser os nossos oceanos.
O trabalho foi dinamizado, conduzido pela coordenadora do projeto.

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.37513, -8.243471 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A Pintura foi executada numa das sarjetas da entrada do recinto escolar, num espaço de passagem obrigatória de acesso à entrada no edifício e que facilmente pode ser observada do exterior. É um local com boa visibilidade, causando algum impacto a quem chega ao espaço escolar.