O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023
Escola EB Furadouro (Ovar)
Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva da imagem: Sensibilizar a população para não deitar lixo para o chão, pois vai acabar na sarjeta e, finalmente, no mar, pondo em risco os seres vivos que fazem do mar a sua casa!
Proposta de imagem a pintar:
Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do projeto: “O Mar Começa Aqui”
Agrupamento de Escolas de Ovar
Professores coordenadores: Paulo Amaral (professor da turma do 3º ano de escolaridade), Lurdes Moutinho (Educadora de uma turma do JI).
Este projeto tem como ponto de partida a cidadania, a preocupação com a preservação do planeta e o princípio de que “Tudo o que se deposita no chão vai parar ao mar”. Assim, o projeto “O Mar Começa Aqui”, pretende transmitir uma mensagem de sensibilização e alerta aos alunos e comunidade, para a urgência de melhoria de comportamentos ambientais em todas as atividades diárias (como, por ex., o gesto de deitar lixo para o chão), que terão uma consequência/implicação direta no oceano e consequentemente na nossa vida e, chamando, ao mesmo tempo, a atenção para algo em que nos passa despercebido: a sua importância na vida marinha.
O trabalho foi realizado a nível da escola, envolvendo as quatro turmas do 1º Ciclo e a turma da Pré. Teve início com a divulgação do projeto do eco – escolas e a campanha de sensibilização que faz este projeto. Os trabalhos foram elaborados sob uma perspetiva positiva da beleza e riqueza de um mar cheio de vida, refletida na utilização da cor.
Na concretização do projeto, os professores exploraram o tema com os alunos de todas as turmas, nomeadamente o impacto da poluição nas águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas, o ciclo da água e o ciclo urbano da água, bem como sobre a função, funcionamento, rede e localização das sarjetas e sumidouros existentes no bairro/freguesia onde se localiza a escola. Sendo as sarjetas dispositivos importantes na drenagem das águas pluviais, não podemos esquecer que, frequentemente, arrastam resíduos decorrentes da atividade humana, que deveriam ter outro destino.
Entregou-se a cada aluno uma folha A4 já com o desenho das grades de uma sargeta para ser incluído no seu trabalho, desenhando à volta motivos à sua escolha, de acordo com o tema. De forma a sensibilizar a comunidade, foram criadas e sujeitas a votação várias imagens e selecionadas, resultado de um concurso interno, as que são destinadas a serem pintadas junto a uma sarjeta ou sumidouros de águas pluviais, na envolvência da escola.
Memória descritiva da imagem: Sensibilizar a população para não deitar lixo para o chão, pois vai acabar na sarjeta e, finalmente, no mar, pondo em risco os seres vivos que fazem do mar a sua casa!
Furadouro, março de 2023
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
40.870672, -8.674617 (ver a localização no mapa)
Localização da pintura:
40.870672, -8.674617