O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2023

Escola EBI da Torreira (Murtosa)

Memória descritiva da imagem:
Cada aluno realizou um desenho relacionado com os seres vivos do mar (algas e animais). Foram selecionados elementos de cada desenho, que serviu de base à composição plástica final.
Pesquisa e recolha de informação e imagens para a concretização do projeto:
- Estabeleceram-se os tempos/materiais para a realização das aprendizagens essenciais
- Verificou-se que o trabalho de projeto é um processo que leva o grupo a organizar-se, a estabelecer as regras de convivência e de funcionamento, a gerir o seu espaço, o seu tempo (orçamentos) e a construir saberes.
De um modo geral, esta dinâmica tem sido bem acolhida pelo grupo de alunos o processo de desenvolvimento do trabalho tem sido muito interessante e os resultados expressam-no e potenciaram a sua sensibilização para um mar limpo, com seres vivos em harmonia, cheios de cores vivas e atrativas e sem poluição.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica da Torreira- Agrupamento de Escolas da Murtosa
Coordenador da ECO-ESCOLAS- Helena Seixas (grupo 620 - EF)
Coordenador/ dinamizador da atividade- Adelaide Silva (grupo 910- Educação Especial)
Participação de 5 alunos no âmbito da disciplina de Autonomia Social e Pessoal (Educação Especial), alunos do 7ºAT, 8ºAT e 9ºAT ano com medidas adicionais, com idades compreendidas 14 e 16 anos.
Síntese das várias fases do projeto: Cada aluno realizou um desenho, foi selecionado um elemento de cada um que compôs o trabalho final.
Pesquisa e recolha de informação e imagens para a concretização do projeto:
- Estabeleceram-se os tempos/materiais para a realização das aprendizagens essenciais
- Verificou-se que o trabalho de projeto é um processo que leva o grupo a organizar-se, a estabelecer as regras de convivência e de funcionamento, a gerir o seu espaço, o seu tempo (orçamentos) e a construir saberes.
Esta metodologia de trabalho resultou em produtos finais interessantes, que testemunham a construção do conhecimento de forma autónoma por parte dos alunos, expressa através de registos fotográficos abre inúmeras possibilidades.
A avaliação por etapas foi realizada através de instrumentos diversificados, o que potenciou uma recolha de informação sobre o desenvolvimento do trabalho e um feedback sistemático aos alunos, que lhes permitiu regular e melhorar o processo de aprendizagem.

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.764831, -8.707122 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
Sarjeta dentro da escola, na zona de recreio e de principal acesso ao Pavilhão Desportivo, junto aos jardins frontais da escola.