O Mar Começa Aqui | Relatórios dos Municípios 2023/24

Município de Celorico da Beira

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
Há já três anos que a Escola participa neste desafio. Pertencemos a um município do interior, mas os alunos têm consciência de que os lixos abandonados em locais impróprios, fora dos contentores respetivos, irão acabar por ser levados pela água das chuvas, arrastados para os cursos de água e, consequentemente, chegarão às grandes massas de água.
Foi neste contexto que o coordenador da Equipa Eco-Escolas lançou o desafio à turma, após ter sido confirmado o interesse e apoio do município de Celorico da Beira ao fazer a respetiva inscrição.

Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
A Autarquia todos os anos que a Escola tem participado neste projeto apoio com materiais, nomeadamente tintas e pinceis, e ainda com meios humanos para a limpeza das sarjetas a pintar.

Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre temáticas relacionadas com o ciclo de água, ecossistemas marinhos, poluição marinha e/ou técnicas de pinturas de exterior?
Não

Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas?
Sim

V) Como comunicou o projeto?
O projeto foi divulgado apenas na Escola.

Fotografias:

Fotografias do Município:

Outras informações (opcional):

Envolvimento dos participantes:
Os alunos da turma A do sexto ano de escolaridade, no âmbito da área disciplinar de Oferta Complementar, orientados pelo respetivo Diretor de Turma, têm vindo a desenvolver trabalhos bidimensionais e tridimensionais no âmbito da biodiversidade marinha, fazendo pesquisas e reaproveitando materiais.
Foram vários os alunos a apresentar ideias para o desafio em causa, tendo sido selecionado o desenho de uma aluna que vive na Vila de Celorico da Beira e que, inclusive, "escolheu" a sarjeta onde gostaria de ver o desenho reproduzido.
A imagem é simples e apresenta três animais marinhos, de três classes diferentes: um peixe, um cefalópode e um réptil. Outros desenhos serão utilizados para realizar pinturas dentro e fora da Escola.
A pintura foi realizada na primeira semana de junho, lembrando o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora a 5 de junho e ficou patente no interior da Escola, junto aos equipamentos desportivos, um espaço muito frequentado pelos alunos