O Mar Começa Aqui | Relatórios dos Municípios 2023/24
Município de Vila Nova de Gaia
Memória descritiva:
I) Como motivou à participação das suas escolas?
A participação das escolas foi motivada através de convite por email com referência à oferta de materiais (tintas e pincéis) e também de um concurso com prémios para as 3 melhores turmas.
Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
Sim. Cada escola recebeu 5 litros de tinta branca, 1 litro de tinta preta, 1 litro azul, 1 litro vermelho e 1 litro amarelo. Receberam também 2 pincéis de tamanhos diferentes (1 pincel e 1 trincha). As escolas que solicitaram mais tinta receberam as cores solicitadas, exceto branco.
Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre temáticas relacionadas com o ciclo de água, ecossistemas marinhos, poluição marinha e/ou técnicas de pinturas de exterior?
Sim. Organizamos um conjunto de 9 projetos para as escolas de Gaia de participação gratuita, embora sujeitos a seleção (cerca de 8 turmas em cada projeto). Cada um destes projetos envolve 3 fases (visita à escola, visita ao Parque em autocarro do município e realização de um trabalho. Um destes projetos tem por nome "Do magma ao plástico" e resultou numa exposição patente no Centro interpretativo do Património da Afurada. Realizamos também 12 ações no âmbito do projeto RELI - Recreio Escolar Livre de Invasoras em colaboração com o CRE.Porto. Realizamos ainda ações no âmbito do projeto Steps for Life. Oferecemos 12 visitas ao Parque, com autocarro, para 12 turmas de eco-escolas.
Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas?
Sim. Através de email, questionando sobre as pinturas, as datas das pinturas e as necessidades de materiais. Entregamos um stencil em papel recortado a cada Escola. Presencialmente nas reuniões dos conselhos eco-escolas e na entrega de materiais.
V) Como comunicou o projeto?
No site do Parque Biológico, por email, vai sair uma publicação na revista do Parque. No guia de atividades.
Fotografias:
Fotografias do Município: