O Mar Começa Aqui | Relatórios dos Municípios 2023/24
Município de Soure
Memória descritiva:
I) Como motivou à participação das suas escolas?
O projeto "O mar começa aqui" é uma atividade que, em conjunto com outras que desenvolvemos e apoiamos, nos estabelecimentos escolares do concelho de Soure, permite-nos garantir uma valiosa colaboração na dinamização dos valores ambientais, cada vez mais urgentes para a sustentabilidade do nosso planeta e da vida de todas as espécies na Terra.
Cientes que é fundamental criar literacia sobre esta temática na nossa sociedade, entendemos que é crucial alertar e sensibilizar a população escolar e a comunidade em geral, para as consequências dos seus atos, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, acerca daquela que pode ser a incorreta deposição dos resíduos. Neste sentido, além do projeto ter sido apresentado nos conselhos Eco-Escolas foi enviado um convite, via e-mail, a todas as Eco-Escolas do concelho.
Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
O Município de Soure foi responsável pela monitorização do projeto - apelou aos contributos dos seus recursos humanos afetos às escolas, ofereceu os materiais necessários para a execução das pinturas, nomeadamente, as tintas, os pincéis e luvas, e, paralelamente, articulou com as Juntas de Freguesia a limpeza dos espaços a pintar.
Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre temáticas relacionadas com o ciclo de água, ecossistemas marinhos, poluição marinha e/ou técnicas de pinturas de exterior?
O Município de Soure assinalou o Dia Mundial da Água, tendo como objetivo fomentar a adoção de hábitos mais saudáveis por parte da comunidade escolar, contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável.
Neste âmbito, os Serviços Educativos municipais realizaram uma ação de sensibilização/informação, na Escola Básica 1, 2 de Soure, sobre a importância da água e respetivo ciclo e da diminuição do desperdício deste recurso natural, com a distribuição de recipientes para reaproveitamento de águas sobrantes das refeições escolares, para posterior uso na rega de hortas e jardins existentes nos espaços escolares. A par desta iniciativa foram oferecidos coletores a 10 escolas para a recolha das águas sobrantes das refeições escolares para reaproveitamento deste recurso na rega das hortas escolares.
Além desta ação foi também dinamizada a "Rota da Pegada Hídrica – Vamos salvar o planeta?”, dirigida ao 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.
Esta atividade teve por base um jogo de bingo, com questões e desafios, relacionados com a pegada hídrica dos alimentos de forma a sensibilizar para escolhas mais sustentáveis e aumentar a consciência para o impacto das escolhas individuais e familiares no estado do planeta.
Findo o jogo do bingo sustentável, houve lugar a preparação e degustação de um snack composto por alimentos com baixa pegada hídrica, como frutas, legumes e leguminosas.
Para fomentar a discussão de grupo e o compromisso individual, a ação culminou com a passagem do “Papyro da Pegada Hídrica”, onde cada turma registou e assinou os seus 3 compromissos de diminuição da pegada hídrica com a alimentação.
Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas?
A exemplo dos anos anteriores, as pinturas foram acompanhadas desde o início atá ao final pelos Serviços Educativos, fazendo circular os logótipos do projeto de escola em escola.
V) Como comunicou o projeto?
O projeto foi comunicado nas redes sociais e na página do Município desde que foram selecionadas as primeiras ilustrações a pintar nas sargetas até à conclusão das pinturas.
https://www.facebook.com/MunicipiodeSoure/posts/pfbid02BCjZy4PDqxz6JdjJico6woXmtDoBnNP5o3gGuuwVzGu5S5orT1KPtcZaeJiyw74l
https://cm-soure.pt/programa-eco-escolas-projeto-o-mar-comeca-aqui-2023-2024/
https://www.facebook.com/MunicipiodeSoure/posts/pfbid0YJtcrKXLZdPrEEoRmHwRZSD2ghy7wYc5CpATA8VynGDxrztLEqFaMMfuE4RGKRBKl
Fotografias:
Fotografias do Município:
Outras informações (opcional):
Partilha das principais dificuldades detetadas:
Imprevisibilidades climatéricas que dificultaram o cumprimento do prazo de execução das pinturas.
Outras observações:
A forma como a atividade decorreu e os resultados finais deram-nos a convicção de que esta iniciativa ficará na memória coletiva do concelho de Soure, quer pela sua importância, quer pelo respetivo impacto na comunidade, não apenas pelo facto de estarmos a apostar numa consciencialização dos mais novos para as problemáticas ambientais, mas sobretudo por termos responsabilidades acrescidas na luta contra a poluição e, paralelamente, na educação da adoção de comportamentos mais amigos do ambiente.
Por último, resta-nos agradecer às nossas entidades parceiras, à ABAE, ao Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure, às Juntas de Freguesia, aos/às professores/as, auxiliares de educação e, em particular, aos alunos pela dedicação ao projeto e pelos excelentes trabalhos realizados.