O Mar Começa Aqui | Relatórios dos Municípios 2023/24
Município de Ovar
Memória descritiva:
I) Como motivou à participação das suas escolas?
A motivação à participação, teve como base a continuidade da apresentação dos excelentes trabalhos que vêm sendo realizados há anos pelas escolas do nosso concelho. É um projeto muito bem acolhido pelas escolas que se inscrevem.
Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
Como em todos os anos, o Município apoiou as escolas inscritas com packs de tintas e pinceis, como também com a presença assídua de uma colaboradora da câmara municipal para poder mediar as necessidades mais pertinentes.
Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre temáticas relacionadas com o ciclo de água, ecossistemas marinhos, poluição marinha e/ou técnicas de pinturas de exterior?
Enquanto parceiro, promovemos todos os anos escolares, atividades como limpezas de praia, em que o responsável pela orla costeira, promove pessoalmente a partilha de informação e conhecimento, sobre poluição marinha, microplásticos, zona dunar e ecossistemas marinhos.
Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas?
Acompanhámos a pintura das 9 sarjetas das escolas inscritas, como também a pintura dos logos do município e da ABAAE.
V) Como comunicou o projeto?
Este projeto, como tantos outros da ABAAE, foi comunicado no início do ano escolar, aquando da apresentação presencial do nosso programa de educação ambiental da Divisão do Ambiente, à comunidade escolar. Tentamos sempre motivar e cativar todas as escolas a inscreverem-se e a mostrar os seus projetos e atividades.
Fotografias:
Fotografias do Município:
Outras informações (opcional):
Envolvimento dos participantes:
As escolas partilham sempre da alegria de participar neste projeto. É um momento de partilha e divertimento entre professores, não docentes e alunos.
Partilha das principais dificuldades detetadas:
Este ano os coordenadores, de várias escolas, partilharam da dificuldade em gerir o tempo com tantas atividades e também da meteorologia tão inconstante, que foi também a razão de atrasados de algumas escolas.