O Mar Começa Aqui | Relatórios dos Municípios 2023/24
Município de Espinho
Memória descritiva:
I) Como motivou à participação das suas escolas?
A motivação surgiu após a apresentação dos desafios Eco-Escolas e Bandeira Azul à coordenadora de projetos da escola, profª Regina Coelho, que imediatamente articulou com as professoras de artes e, no sentido de distribuírem os vários desafios que podiam ser implementados, e foi atribuído este projeto à turma de artes do 10º ano.
Como estavam a trabalhar o artista Toulouse Lautrec, em sala de aula, a professora desafiou os seus alunos a reinterpretarem as suas obras, indo ao encontro das mensagens que se pretendiam transmitir.
Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
Este projeto foi implementado com o meu acompanhamento, Vanessa Rendeiro junto da professora titular Paula Melo e seus alunos:
-apresentação do projeto aos alunos
-escolha do local a implementar
-execução do trabalho
-cobertura audiovisual
NOTA: Os alunos já tinham previamente trabalhado os conteúdos a explorar nos sumidouros com a professora, durante o tempo letivo.
Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre temáticas relacionadas com o ciclo de água, ecossistemas marinhos, poluição marinha e/ou técnicas de pinturas de exterior?
Articulamos e apresentamos no auditório da escola uma palestra e atividade prática dinamizada pelo Ciimar-Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha sobre a temática da poluição/ acidificação do oceano.
Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas?
Após receção dos trabalhos dos alunos, preparei todo o material necessário à execução dos trabalhos e acompanhei junto com a professora titular a realização das propostas selecionadas.
V) Como comunicou o projeto?
https://www.facebook.com/share/p/HRWZAPumscrTPhWy/
https://www.facebook.com/share/p/iBXyYMKGkDvxxJVF/
e Stories do Instagram ( com imagens e vídeo)-de momento ainda não tenho prints desses stories.
Fotografias:
Fotografias do Município:
Outras informações (opcional):
Testemunhos de quem participou (com indicação da instituição, nome (opcional) e data):
No geral os alunos adoraram o desafio e como feedback principal recebido era a felicidade que sentiram em poder trabalhar, com autorização, num suporte (chão/sumidouro) não convencional.
O facto de algumas aulas passarem para o espaço exterior também é sempre um factor muito bem acolhido pelos alunos.
Envolvimento dos participantes:
A turma mostrou-se bastante motivada e envolvida em resposta a este desafio, com grande espírito de entreajuda, grande capacidade de organização, metodologia eficaz, trabalho ritmado e dinâmico, elevada qualidade estética e cheia de boa energia até ao término das obras, junto dos sumidouros.
Demostraram um empenho e um sentido de responsabilidade pela causa...EXCECIONAIS!
Partilha das principais dificuldades detetadas:
A maior dificuldade sentida foi durante os dias de chuva intensa, pois colocou em risco a execução das pinturas e a hora dos intervalos letivos, pois os jogos com bola ameaçavam sempre a concentração destes jovens artistas e por vezes colocaram em risco as pinturas ainda frescas, mas nada que não tivesse sido solucionado na hora!
Outras observações:
A repetir!