O Mar Começa Aqui | Relatórios dos Municípios 2023/24

Município de Serpa

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
Este ano letivo estabelecemos um contato mais próximo com as escolas, motivando-as a participar nos vários desafios. A proximidade entre o técnico do município e os responsáveis nas escolas tornou-se assim uma mais valia para a participação e execução dos trabalhos.

Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
O município adquiriu todos os materiais necessários à execução dos trabalhos fazendo a entrega dos mesmos nos próprios estabelecimentos escolares.

Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre temáticas relacionadas com o ciclo de água, ecossistemas marinhos, poluição marinha e/ou técnicas de pinturas de exterior?
No âmbito do programa o município através do serviço de ambiente realizou, durante o mes de maio, várias ações de sensibilização em relação aos resíduos com alunos , tendo ainda organizado uma deslocação a uma central de tratamento (ResiAlentejo) para os docentes dos projetos EcoEscolas.

Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas?
O gabinete de comunicação do município esteve presente para registar a evolução dos trabalhos tendo posteriormente sido feita uma noticia inicial estando em preparação uma noticia conjunta que incluia todos os trabalhos realizados.

V) Como comunicou o projeto?
Exemplo da noticia inicial, a noticia final encontra-se agendada para publicação.
https://www.facebook.com/SerpaTerraForte/posts/pfbid02NM3gnCQocxKe2kzHd5GSF3SRR3DHEtLshwFDVg3wVw8Vf4rBLZPpMZxhMirZLt8sl
https://www.instagram.com/p/C74EuwOIqlx/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR1VSU4GkZnk4G8NhWwSxQwZiDEIA8AczM-a95ANJAkmH92NQDWFbFVOYsA_aem_AaqiU8zwDXrS6Np1mByXb2mrSLcZ54ZJXUPWz-4iTXiV9ehuct3YqG3Xav_nW7hxAdmdWwAntyuTy68yRvTFhij0

Fotografias:

Fotografias do Município:

Outras informações (opcional):

Testemunhos de quem participou (com indicação da instituição, nome (opcional) e data):
Agrupamento nº2- Escola Secundária de Serpa;
Agrupamento nº 1 - Escola Básica de Pias

Envolvimento dos participantes:
Participaram nas atividades os alunos que este ano letivo integram o programa Eco-Escolas

Partilha das principais dificuldades detetadas:
Os prazos para a realização dos projetos uma vez que a contratualização, por parte do município, para aquisição dos materiais deixa pouco tempo para a execução dos trabalhos.