O Mar Começa Aqui | Pinturas das Escolas 2023/24

Abrantes ( 2 trabalhos )

Escola Profi. de Desenv. Rural de Abrantes (Abrantes)

O desenho selecionado representa duas medusas deslocando-se graciosamente em águas cristalinas. Entre as espécies de medusas mais frequentes em Portugal estão as medusas-do-tejo, assim designadas porque são facilmente observadas nos estuários dos rios, nomeadamente no Tejo. Uma vez que as […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola S/3 Dr. Manuel Fernandes (Abrantes)

Trabalho realizado pela Turma do CEVA da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes. O projeto inclui uma paisagem marinha, onde cada imagem contém um simbolismo: as medusas conhecidas por possuírem células urticantes e tóxicas caso os humanos lhes toquem, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Águeda ( 3 trabalhos )

Escola Professor Artur Nunes Vidal (Águeda)

A reciclagem representada nas "ondas" com as cores verde (vidro) e amarela (plásticos e metais) evitará a poluição dos oceanos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância da Castanheira (Águeda)

As crianças quiseram desenhar o Nemo(peixe palhaço) as gotas de oxigénio e algumas algas. A imagem foi escolhida na Internet. O oxigénio representa um mar sem lixo onde a vida na água do mar pode existir sem problemas. As crianças […]

Ver a página do trabalho aqui.


Patronato de Nossa Senhora das Dores (Águeda)

Este desenho apresenta-se como "um mundo do mar", como fonte da vida do planeta. Neste mundo, estão espécies da costa marítima portuguesa: a sardinha em cardume (inclusivamente pelo seu interesse cultural), o golfinho-comum e o tubarão-azul. Com o lixo que […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alcácer do Sal ( 1 trabalho )

Escola Básica Pedro Nunes (Alcácer do Sal)

Nesta imagem observamos a biodiversidade marinha, entre eles alguns animais autótones, bem como resíduos devido à poluição. Esta imagem será reproduzida numa sarjeta no recinto exterior da escola, uma vez que, estas (sarjetas) desempenham um papel fundamental na captação da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alcobaça ( 4 trabalhos )

Centro Escolar de Alcobaça (Alcobaça)

Os alunos escolheram de entre vários desenhos o que para eles mais representa o perigo de deixar "lixo" no chão e que por consequência vai ter ao mar. "A imagem representa os peixes que por engano "comem" plástico pensando que […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI da Benedita (Alcobaça)

Escola - EB1 da Benedita Coordenadora de Estabelecimento - Vanda Luís Professoras Envolvidas - Sandra Morgado, Patrícia Silva, Lara Fontes e Ana Laura Luzindro Turmas - Ben D, E, F, G (2.º ano - 8 anos de idade) Síntese do […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Alcobaça)

Apesar da minha escola estar inserida numa quinta e relativamente longe do mar, não podemos deitar lixo no chão, pois acaba no mar, este projeto tem como objetivos incentivar os meus colegas a pensarem nos seres marinhos que sofrem com […]

Ver a página do trabalho aqui.


Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça)

Os alunos pretendem com esta ilustração alertar para a Biodiversidade dos Oceanos existente para além das sarjetas, pois o Mar começa aqui. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alcochete ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 El Rei D. Manuel I (Alcochete)

Os alunos da turma do 9º F são os Porta-vozes dos oceanos na Unesco. Assim têm desenvolvido diversas atividades relacionadas com o mar. Visitaram a ria Formosa e a UAlg tomando consciência da importância da preservação dos ecossistemas, da sua […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amadora ( 1 trabalho )

Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)

Inicialmente com o apoio da coordenadora Eco-escolas foi apresentado o projeto " o Mar começa aqui" aos alunos dos 8.º anos. Posteriormente, os alunos fazendo uso da sua criatividade, realizaram diversos desenhos usando lápis de cor. Foi constituído um pequeno […]

Ver a página do trabalho aqui.

Arganil ( 1 trabalho )

Escola Básica 2,3 de Arganil (Arganil)

No âmbito da disciplina de Educação Visual, em articulação com o projeto Eco Escolas, foi executado um esboço tendo como tema “O Mar Começa Aqui”. Antes da execução do projeto, foi realizado o percurso a pé na zona das sargetas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Arouca ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 de Arouca (Arouca)

Memória descritiva O mar começa aqui IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: Escola Básica de Arouca 2º Ciclo NOME DOS AUTORES: Carolina Brandão ANO: 5ºA INSPIRAÇÃO: A professora do Ciências Naturais apresentou o concurso às turmas que leciona Ciências Naturais, quando estávamos a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Arouca (Arouca)

A introduzir brevemente. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Azambuja ( 2 trabalhos )

Centro Escolar de Alcoentre (Azambuja)

Na imagem encontram-se desenhados várias espécies vivas que dependem diretamente do mar para sobreviver. É como um apelo a todos que protejamos o mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Vale Aveiras (Azambuja)

A água à volta da sarjeta tem como objetivo consciencializar para as ações que evitam a poluição aquática, espelhando, assim, desta forma os efeitos nefastos da poluição aquática através da ilustração de duas espécies marinhas que se alimentam de resíduos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Barreiro ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 /Sec. Santo António (Barreiro)

O projeto foi realizado à escala 1:4, em formato A1 (59,9 x 84 cm), traduzindo-se as dimensões reais da pintura numa composição com 239 x 336 cm O estudo de cor será ainda considerado tendo em conta o conceito de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Benavente ( 1 trabalho )

Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)

O desenho para o desafio “O mar começa aqui”, foi lançado aos alunos da turma do 4º F5, como forma de realçar a importância da preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, com foco na qualidade da água doce […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 4 trabalhos )

Colégio Teresiano (Braga)

O desafio “O Mar Começa Aqui” foi lançado a diferentes turmas e anos do Colégio, que apresentaram as mais variadas e criativas propostas. Dos resultados obtidos, foi realizada uma compilação de ideias espelhada na proposta final. A pintura de chão […]

Ver a página do trabalho aqui.


EPB - Escola Profissional de Braga (Braga)

A imagem resulta de um desafio lançado à turma DCG23, que optou pela técnica de pintura, recorte e colagem de um desenho que refleti-se a expressão: Há mar e mar... há peixes, mas também há Lixo! Os alunos criaram assim […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)

O desenho, cujo contorno sugere as ondas do mar, apresentando uma lupa para captar a maior atenção do observador, destaca a riqueza da biodiversidade dos ecossistemas marinhos, nomeadamente um cavalo-marinho, um polvo, um caranguejo, peixes variados, uma estrela-do-mar e algas. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Externato Paulo VI (Braga)

Esta imagem foi desenhada e pintada por um aluno do 1.º ano de escolaridade após sensibilização e visualização de algumas imagens aleatórias da problemática do lixo que o Ser Humano, constantemente, lança para o chão e, consequentemente, vai ter ao […]

Ver a página do trabalho aqui.

Caldas da Rainha ( 2 trabalhos )

Centro Educação Especial Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)

A imagem representa toda a poluição feita pelo Homem à superfície, bem como uma tartaruga presa em fio de pesca e a forma como afeta o ecossistema marinho. Resíduos, esgotos e plásticos são um flagelo que acaba no mar, se […]

Ver a página do trabalho aqui.


Infancoop CRL (Caldas da Rainha)

O projeto O Mar Começa Aqui está pensado para a sarjeta à porta da nossa escola – Infancoop, Caldas da Rainha. O local escolhido foi fora dos portões da insituição, de forma a promover o contacto com a comunidade do […]

Ver a página do trabalho aqui.

Campo Maior ( 1 trabalho )

Centro Educativo Alice Nabeiro (Campo Maior)

O trabalho desenvolvido pretendeu envolver toda a comunidade educativa e o município de Campo Maior e Badajoz. Realizámos uma investigação sobre as espécies endémicas do rio Guadiana em especial as das ribeiras afluentes como é o caso do Rio Caia […]

Ver a página do trabalho aqui.

Celorico da Beira ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral (Celorico da Beira)

Há já três anos que a Escola participa neste desafio. Pertencemos a um município do interior, mas os alunos têm consciência de que os lixos abandonados em locais impróprios, fora dos contentores respetivos, irão acabar por ser levados pela água […]

Ver a página do trabalho aqui.

Chamusca ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)

A biodiversidade tem, nos últimos tempos decrescido. Esta temática foi estudada registando-se uma grande preocupação ambiental face a este problema. Como forma de apelar para a proteção da biodiversidade foi lançado o desafio aos alunos para que, através de um […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coruche ( 10 trabalhos )

Creche da Azervadinha (Coruche)

Dois tubarões brincam em volta da sarjeta. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Creche da Quinta do Lago (Coruche) (Coruche)

Imagem baseada numa tartaruga dentro do seu habitat acompanhada por algas marinhas que flutuam ao seu redor. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Coruche (Coruche)

Na imagem temos um casa-alugada a apelar à consciência da comunidade educativa - "o mar começa aqui" […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 Azervadinha (Coruche)

Ao slogan do projeto, juntam-se duas lulas: uma amarela da poluição e outra ainda saudável […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Erra (Coruche)

Na imagem temos duas simpáticas mantas a nadar no meio do slogan do projeto. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 Rebocho (Coruche)

Utilizou-se o slogan da campanha em balões de fala e por alusão, escolheu-se um peixe balão. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI da Lamarosa (Coruche)

Na imagem temos duas espécies muito queridas das crianças: cavalo -marinho e estrela-do-mar a nadar no meio do slogan do projeto. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EBI/JI do Couço (Coruche)

Com o slogan da campanha, foram colocadas algumas espécies bem conhecidas, como a estrela do mar e a caravela- portuguesa […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária com 3ºCEB de Coruche (Coruche)

Na imagem temos um polvo a apelar à consciência da comunidade educativa e a dizer "O mar começa aqui!" […]

Ver a página do trabalho aqui.


Núcleo Escolar da Fajarda (Coruche)

Na imagem existem 4 diferentes espécies de peixes a nadar todos no mesmo sentido e no meio do slogan do projeto […]

Ver a página do trabalho aqui.

Espinho ( 1 trabalho )

Escola Dr. Manuel Laranjeira (Espinho)

O projeto 'O mar começa aqui' teve como objetivo proteger o mar ao reduzir a presença de plásticos nas ruas que seguem para os sumidouros da cidade, garantindo que a água que escoa desses locais não chegue ao mar contaminada. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Esposende ( 1 trabalho )

Escola Básica António Correia de Oliveira (Esposende)

Nome da escola: Escola Básica António Correia de Oliveira Professor Responsável: Rui Santos Professoras Coordenadoras: Manuela Tavares e Fátima Gomes Turmas: 6ºD e H Alunos: todos os alunos da turma Descrição: Numa fase inicial, o professor de Educação Visual e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estarreja ( 1 trabalho )

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

O desafio “O mar começa aqui!” foi abraçado pela disciplina de Educação Visual, nas turmas E e F, do 8º ano, sob a orientação do professor Eco Conselheiro António Regalado, em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Depois […]

Ver a página do trabalho aqui.

Évora ( 4 trabalhos )

Escola Básica André de Resende (Évora)

Autores: António Coca, Bárbara Chegadinho, Leonor Barradas e Pedro Bandeira, alunos da Escola Básica André de Resende (Évora), turma do 7º F. Técnica: Técnica mista (aguarela, lápis de cor e caneta). Dimensões: A3 Descrição: A ilustração gráfica foi solicitada pela […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica do Chafariz D'El-Rei (Évora)

Foi feita a visualização de dois vídeos sobre os plásticos existentes no mar. Discutiu-se depois, em turma, não só os perigos do lixo marítimo, mas que ações se podiam tomar para o impedir. Assim se chegou à pintura da sarjeta […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Santa Clara (Évora)

Como a nossa escola é edifício património da Unesco e pertence a uma cidade património da humanidade foi difícil implementar o projeto de pintura de uma sargeta. Assim, os alunos da turma do 5ºE, em EV e ET, criaram placas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Bairro da Comenda (Évora)

«O Mar começa aqui» foi o desafio aceite pela turma do 4º ano da Escola Básica do Bairro da Comenda, por se tratar de um grupo de alunos com grande sensibilidade para o assunto e ainda pelo facto de serem […]

Ver a página do trabalho aqui.

Fafe ( 7 trabalhos )

Escola EB de Arões - Santa Cristina (Fafe)

Este desenho reflete a sarjeta como um caixote de lixo, para sensibilizar a população para que tudo que cai no chão vai parar à sarjeta e desta às linhas de água e aos ecossistemas aquáticos, prejudicando os seres vivos que […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Arões S. Romão (Fafe)

Este trabalho visou representar a realidade dos nossos oceanos, destacando a realidade triste que os nossos animais marinhos vivem diariamente devido à poluição. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Cepães (Fafe)

Na imagem selecionada estão representadas diferentes espécies da biodiversidade marinha, dando ênfase a espécies autóctones. Vê-se representado o quotidiano do fundo do oceano, numa perspectiva ideal, onde a máxima "Tudo o que cai ao chão, vai parar ao mar" não […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Fareja (Fafe)

A imagem representa o meio aquático do imaginário infantil. Nela estão desenhadas as espécies marinhas preferidas da aluna que a projetou: tartaruga, peixe-balão, estrela do mar, medusas e algas, bem como alguns objetos que representam a influência da mão humana […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Golães (Fafe)

Todos sabemos dos maléficos detritos que vão desaguar ao mar, por caminhos, ou estradas, onde existem fissuras, gradeadas, as sarjetas, e não estão lá por mero acaso. Elas têm a função de impedir que lixos sólidos, passem através delas. Vão […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Moreira do Rei (Fafe)

Inicialmente, os alunos foram desafiados pelas professoras titulares a elaborar um desenho representativo do ecossistema típico de Moreira do Rei, cujos elementos deveriam assentar na conceção da natureza envolvente e no aspeto dinâmico da interação entre esta e o ser […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Montelongo (Fafe)

Os alunos da turma ML4C realizaram um debate em contexto de sala de aula sobre o que acontece ao lixo não tratado. Chegaram à conclusão que o que fica no chão ou é escondido na terra ou acaba por ser […]

Ver a página do trabalho aqui.

Felgueiras ( 10 trabalhos )

Escola Básica de Estadinha (Felgueiras)

O desenho será realizado no exterior (recreio da escola), na parte mais visivel, junto da rua principal e a parte mais antiga da Escola. Propomos fazer duas pinturas uma de cada lado da escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Lagares (Felgueiras)

As propostas de desenhos realizados pelos alunos para participação no projeto “O Mar Começa Aqui”, desafio lançado pelo programa Eco Escolas em parceria com o Município de Felgueiras. Memória descritiva da imagem selecionada para participação no projeto “O Mar Começa […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Margaride (Felgueiras)

Foi feita a proposta aos alunos de, em articulação com a familia, fazerem um desenho para posteriormente pintar na sarjeta/sumidouro, que deveria incluir representações marinhas. Todos os alunos da escola participaram e, no final a seleção da imagem vencedora, foi […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Vila Cova da Lixa (Felgueiras)

As sarjetas são dispositivos de entrada de fluxos de água, no entanto, frequentemente objeto de deposição de resíduos decorrentes da atividade humana. Este desenho o Mar Começa Aqui alerta para o facto de que tudo o que cai no chão […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária de Airães (Felgueiras)

Tendo em conta o projeto "O Mar começa Aqui", os responsáveis do projeto Eco-Escolas decidiram restaurar o trabalho efetuado no ano anterior. "As imagens escolhidas para este trabalho tiveram em conta a biodiversidade marinha e a representação de seres subaquáticos, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos (Felgueiras)

A imagem descreve o que o mar deveria conter, animais e plantas e nada de lixo. O fundo azul representa um mar limpo, destacando a mensagem de que "o mar começa aqui". […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)

A poluição que o ser humano provoca nos Mares e Oceanos leva a que os peixes, ao confundirem os plásticos com alimento, fiquem com o seu organismo poluído. Vamos ajudar para que os peixes e todos os animais marinhos se […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Santa Luzia de Lagares (Felgueiras)

Os alunos das duas turmas, CB e CE abordaram em Estudo do Meio a temática dos oceanos e da necessidade de proteger as diferentes espécies de animais marinhos, as quais se encontram ameaçadas pela poluição e uso excessivo de plástico […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Felgueiras (Felgueiras)

Ao deitarmos lixo para o oceano estamos a afetar todo o habitat dos animais e a "prendê-los " num mar de lixo. Afetamos toda a vida marinha e por consequência todo o planeta. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Covelo Moure (Felgueiras)

• Memória descritiva do projeto – até uma página A4 com: a identificação da escola e do(a) professor(a) coordenador(a) da atividade; o número, a idade e ano de escolaridade dos alunos; síntese das várias fases do projeto. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueira da Foz ( 2 trabalhos )

Escola Básica de S. Julião/Tavarede (Figueira da Foz)

A atividade deste projeto a concurso foi fruto da articulação entre todos os grupos/turmas da escola. A nossa proximidade ao MAR foi o ponto de partida para a participação da escola no desafio. No que diz respeito à criação do […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Rui Martins (Figueira da Foz)

Depois de estudar o tema "A importância dos Oceanos" na disciplina de Estudo do Meio, participar em várias atividades do Projeto "Mare Oceanus", limpar uma praia e conhecer o grande PIXIE não podíamos ficar indiferentes, decidimos pintar mais uma sarjeta. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 10 trabalhos )

Centro de Inclusão Social da Madeira (Funchal)

Memória descritiva do projeto: Instituição – Centro de Inclusão Social da Madeira Coordenadora da Atividade – Fátima Helena Freitas Teixeira de Sousa Alunos envolvidos no projeto - 6 alunos de diversas áreas, com idades compreendidas entre os 18 e 35 […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio do Marítimo (Funchal)

Desenho do Lobo-marinho uma vez que é uma espécie considerada em perigo. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica com Pré-Escolar e Creche dos Louros (Funchal)

A imagem representa o oceano onde se podem ver vários animais marinhos bem como a fauna existente no mar. Estão representados uma uma orca, um tubarão, várias espécies de peixes e vários tipos de lixo marinho (sacos de plástico, beatas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)

Tendo em conta uma crescente preocupação sobre a gestão sustentável do oceano bem como dos seus recursos marinhos, este desenho remete para o mar na RAM. O desenho pretende destacar a importância da flora e da fauna marinha (com representação […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Dr. Eduardo Brazão de Castro (Funchal)

O trabalho selecionado baseia-se na representação do mar que envolve o arquipélago da Madeira. O oceano desenvolvendo-se em redor da sarjeta é coabitado pelo Lobo Marinho endémico deste arquipélago e pelos poluentes. Entre estes últimos o planeta Terra, impresso num […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)

O projeto "O Mar Começa Aqui" foi apresentado aos alunos dos clubes Eco-Escolas e Escola Azul pelas Coordenadoras Eco-Escolas. Desde logo, os alunos manifestaram interesse e entusiasmo em participar no mesmo. Inicialmente, foi feito um levantamento de espécies autóctones do […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE Visconde Cacongo (Funchal)

No que diz respeito ao trabalho apresentado, partiu-se de vários trabalhos realizados durante o ano letivo por alunos do 4.º ano acerca da temática do mar e da biodiversidade marinha, selecionando o que nos pareceu mais adequado, sendo que o […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional de Transportes e Logística da Madeira (Funchal)

Esta imagem é uma representação artística de como os gestos tidos em terra tem um impacto grande noa poluição dos oceanos. Ainda existe uma ideia pré-concebida de que os resíduos das sargetas não tem um destino final. A escolha desta […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Sec. Dr. Ângelo Augusto da Silva (Funchal)

"Horácio, dentes cerrados", protagoniza a vida quotidiana de todos os animais marinhos que tiveram que aprender a viver no meio de lixo submerso nos nossos mares. Área de intervenção: 100x100cm. Local: recinto escolar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Jaime Moniz (Funchal)

Com base na análise da auditoria interna da eco-escolas, verificou-se uma percentagem baixa de conhecimento sobre os assuntos do mar, desta forma os alunos optaram por participar nesta atividade de modo a despertar o interesse dos colegas sobre os assuntos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gouveia ( 5 trabalhos )

Escola Básica de Gouveia (Gouveia)

No âmbito do Projeto Eco Escolas e tendo como tema “O Mar começa aqui”, foi proposta, aos alunos do 3º ano da Escola Básica de Gouveia, a criação de uma imagem destinada a ser pintada, junto de uma sarjeta ou […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Gouveia (Gouveia)

A professora coordenadora, Conceição Simões, que também é docente de Ciências Naturais e Diretora da Turma, da turma que participa no Projeto e a colega Antónia Lopes, docente de Educação Tecnológica divulgaram o concurso "O mar começa aqui" aos alunos. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (Gouveia)

A sarjeta encontra-se no exterior do edifício escolar e irá ser pintada pelas crianças e Educadoras. Esta pintura, serve para alertar as crianças, comunidade educativa e comunidade envolvente, para não deitarem lixo nas sarjetas, pois este irá parar ao mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Gouveia (Gouveia)

Depois de ouvirem a história do Bando do Mar, as crianças fizeram desenhos individuais sobre a história e depois escolheram em grupo o desenho que gostavam de pintar no sumidouro, junto à entrada do Jardim de Infância. No desenho ficaram […]

Ver a página do trabalho aqui.


JI da Fundação "A Nossa Casa" (Gouveia)

Com o desenvolver do tema dos animais do mar referido no projeto de sala, queremos alertar a comunidade, para as consequências da poluição do seu habitat, com o conhecimento do lixo que as águas das sarjetas levam até ao mar, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Grândola ( 1 trabalho )

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola (Grândola)

Este trabalho criativo, foi selecionado pelos alunos do 11º ano do Curso Técnico de Produção Agropecuária, de entre alguns trabalhos produzidos por três grupos. Na imagem desenhada pelo grupo constituído pelos alunos Rafaela Vairão, Bernardo Pedradas e João Batista, podem […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lajes do Pico ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico (Lajes do Pico)

A imagem remete-nos para uma sarjeta representada como um contentor de recolha de resíduos, com um lago em frente nitidamente poluído e contaminado, onde os seres vivos estão visivelmente em sofrimento. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 2 trabalhos )

Colégio do Sagrado Coração de Maria (Lisboa) (Lisboa)

Pretendemos sensibilizar a população em geral, e a comunidade escolar em particular, para as consequências negativas, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos. A imagem foi criada para alertar que uma grande parte dos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa)

Este desenho tem como objetivo participar no Concurso “O Mar Começa Aqui” que tem como grande mensagem, estimular comportamentos sustentáveis e consciencializar a sua comunidade de que tudo o que é deitado para o chão vai parar ao mar. Este […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loulé ( 8 trabalhos )

Escola Básica 2,3 D. Dinis (Loulé)

O Mar está doente! Após a observação do lixo existente nas sarjetas fora e dentro do recinto escolar e do debate sobre a poluição marinha, a turma 5º D criou vários desenhos na disciplina de Viv'Arte (área curricular do Plano […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)

Esta ilustração subaquática vibrante revela como a vida marinha se encontra com o mundo humano de uma forma inesperada. No centro, aparece uma tartaruga marinha a flutuar em cima de uma grade de escoamento, sugerindo assim uma barreira entre o […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Quarteira (Loulé)

Esta imagem retrata um cenário marinho onde um polvo elegante se destaca entre as algas e as marés. O polvo, um animal magnífico da nossa costa marítima, é representado como um símbolo da beleza e da importância da vida marinha. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI da Abelheira (Loulé)

O cenário escolhido pelos nossos alunos foi o fundo oceânico, onde a vida marinha existe num ambiente livre de poluição. Pretende-se explorar este paraíso subaquático, repleto de biodiversidade e beleza natural. O polvo, símbolo da nossa região, representa a ligação […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI da Fonte Santa (Loulé)

A imagem retrata um cenário marinho onde o polvo, a lagosta e a sardinha, representantes da vida marinha da nossa costa, são os protagonistas. Num ambiente desprovido de poluição e resíduos, a transparência das águas permite uma visão nítida da […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional Cândido Guerreiro (Loulé)

Esta imagem pretende representar que a sargeta não é o caixote do lixo, pois através dela o lixo é veiculado até ao mar. Terá duas cores, preto e branco, que demonstram o dramatismo e a tragédia do que está a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Drª Laura Ayres (Loulé)

Começamos, então, o nosso trabalho, pesquisando, questionando, nas aulas acerca da vida marinha e as espécies autóctones. Durante, o processo criativo chegamos a pensar trabalhar acerca das pradarias marinhas, os peixes da Ria Formosa e cavalosmarinhos. No entanto, após uma […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância n.º 3 Quarteira (Loulé)

Este cenário do fundo do mar, onde a vida marinha prospera em equilíbrio e harmonia, reflete os valores da sustentabilidade ambiental. Os tons de azul retratam a profundidade oceânica, enquanto a areia ilustra e ilumina a paisagem. No centro da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 João Villaret (Loures)

O desafio foi proposto aos alunos de várias turmas. A aluna Eleonora Eva desenhou uma sarjeta com uma poça de água no canto superior direito e nela vários seres vivos aquáticos (polvo, alforreca, peixes, caranguejo, conchas, baleia, algas e corais), […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lourinhã ( 3 trabalhos )

Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira (Lourinhã)

Nesta imagem observa-se uma tartaruga e lixo à sua volta. Há um saco de plástico preso à pata da tartaruga. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Dr. João das Regras (Lourinhã)

A Tartaruga guardiâ do oceano propõe-se a representar todos os seres vivos marinhos vítimas do engodo de materiais plásticos enviados para o ambiente marinho. A tartaruga arrasta atrás de si imensos objetos que constiutuem o lixo marinho e, cruzando todos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI Reguengo Grande (Lourinhã)

O trabalho apresenta o planeta Terra apoiado por duas mãos que pretende alertar o cuidado que todos devemos ter com o mundo. As suas cores vivas representam a Terra ainda não poluída. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lousã ( 3 trabalhos )

Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)

Esta memória descritiva refere-se ao trabalho de pintura de uma valeta realizado com as turmas do 5ºE, 5ºF, 6ºE e 6ºG cujo tema central são figuras do ecossistema da costa de Portugal. A escolha dos elementos representados foi motivada pelas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância das Fontainhas (Lousã)

"O Polvo que recolhia o lixo do mar para ficar limpo". […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Serpins (Lousã)

Ao longo do ano letivo, foram desenvolvidos vários projetos de educação ambiental, incidindo sobre a urgência da preservação dos ecossistemas e as boas práticas a adotar para a sustentabilidade ambiental. A Serra da Lousã é atravessada por rios e ribeiros, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marco de Canaveses ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 Carmen Miranda (Marco de Canaveses)

A atividade "O Mar Começa Aqui" foi desenvolvida com o intuito de promover a compreensão da importância da preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, com especial ênfase na qualidade da água doce e salgada. Visou educar para uma cidadania mais […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Alpendorada (Marco de Canaveses)

Ambiente de fundo marinho com peixes e um polvo... Esta imagem foi gerada com ajuda da IA, com prospostas feitas pelos alunos. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 13 trabalhos )

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Ação realizada: Desafio”Concurso de desenhos para a atividade O Mar Começa Aqui” Breve descrição da ação: No terceiro período realizamos uma oficina de reutilização denominado” Os guardiões do Oceano”pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos, valorizando a importância […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Custóias (Matosinhos)

A imagem representa um ambiente marinho com destaque para um polvo que está rodeado de lixo que infelizmente se encontra nos nossos mares. Veem-se a boiar vários tipos de resíduos, tais como embalagens de iogurte, cotonetes, garrafas de plásticos, tampas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Engº Fernando Pinto de Oliveira (Matosinhos)

Quando fiz o rascunho do desenho, pensei em fazer animais comuns do mar, como a baleia, o golfinho e a tartaruga. Entretanto, lembrei-me do polvo, um animal que, maioritariamente, vive nas profundezas. Outra coisa que pensei foi nos objetos que, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Estádio do Mar (Matosinhos)

Este desenho/proposta de imagem foi realizado para a participação no projeto “O Mar Começa Aqui”. A dimensão da imagem tem em consideração os tamanhos das sarjetas. Pretende representar fundamentalmente as águas do Mar e uma das espécies marinhas que existem […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)

Ilustração de um fundo marinho saudável, essencial para a saúde do nosso planeta e também para a nossa própria saúde. A imagem apresenta espécies marinhas, baleias, peixes, estrela-do-mar, búzios, tartaruga, esponjas marinhas e algas (fitoplâncton), que se mostram livres e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)

A imagem representa a vida marinha na sua simplicidade, com um polvo, espécie autóctone dos nossos oceanos. O desenho está integrado com a grelha do sumidouro, através do corpo do animal marinho. O polvo esboça um discreto sorriso, simbolizando a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Irmãos Passos - Guifões - Matosinhos (Matosinhos)

Na imagem estão presentes um caranguejo e uma estrela do mar, empenhados na luta contra a poluição dos oceanos, nomeadamente os plásticos. Assim, vemos as personagens a tentar recolher o máximo de garrafas e palhinhas. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 Padre Manuel de Castro (Matosinhos)

Uma água-viva num ambiente saudável rodeada de peixes e bolhas de oxigénio. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI da Ermida (Matosinhos)

Iniciamos o desafio , fazendo uma observação do lixo que que se encontrava junto ao boeiro, do lado de fora da escola. Após o registo, trabalhou-se, em algumas salas, o impacto do mesmo na poluição das águas do mar e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

EB./JI Sendim – Agrupamento Irmãos Passos Com o objetivo de dar resposta à atividade “ O MAR COMEÇA AQUI”, lançamos o desafio às famílias dos alunos do 3º ano . Os trabalhos produzidos e que respondiam a todos os requisitos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional de Matosinhos - EPROMAT (Matosinhos)

A imagem está dividida em duas partes: a primeira parte, o mar saudável, azul, com uma baleia, peixes e flora marinha; a segunda parte, o mar poluído, esverdeado, com os mesmos animais sem vida e flora marinha ausente. A sarjeta, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Augusto Gomes (Matosinhos)

fotos das duas propostas elaboradas, em papel de cenário, em escala (1:1), a primeira _ fundo preto_ é a sarjeta que existe ao fundo da rampa de acesso ao lago. Representa a água a escorrer pela ramoa até acarreta. O […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim-Escola João de Deus - Matosinhos (Matosinhos)

Escola: Jardim-Escola João de Deus – Matosinhos Ano letivo: 2023/2024 Memória Descritiva – “O Mar Começa Aqui” A proposta de desenho do Projeto “O Mar Começa Aqui” foi realizada durante o mês de março pelos alunos do bibe azul (Pré-Escolar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mealhada ( 5 trabalhos )

Centro Educativo da Pampilhosa (Mealhada)

Título do desenho: Ilustração para o projeto “O mar começa aqui” Autores: Alunos das turmas de 3º e 4º ano Data: 22-03-2024 Técnica: Pintura com lápis de cor e contorno com marcador. Dimensões: comprimento 86cm e 50 cm de largura […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Nº 2 de Mealhada (Mealhada)

A imagem sugere que tudo que entra nas sarjetas vai para o MAR, tendo implicações no ambiente aquático e comprometendo a vida das gerações futuras. Foram escolhidos peixes, uma vez que são ricos em nutrientes muito importantes, o que os […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional Vasconcellos Lebre (Mealhada)

O desenho pretende mostrar os perigos de deitar lixo para o chão e o polvo, uma espécie ameaçada, a pedir para não colocarem mais lixo para o chão. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância da Pampilhosa (Mealhada)

A partir da história “O Polvo Coceguinhas” e da visualização dos vídeos “ Os Oceanos estão em perigo” e “ Será o Mar o meu lugar?”, explorou-se a consciência ecológica e ambiental das crianças com o intuito de promover valores […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância do Carqueijo (Mealhada)

Em conversa em grande grupo falámos sobre a importância dos oceanos e vimos um pequeno filme sobre a poluição do mar e os comportamentos que devemos ter de modo a não sujar nem poluir a água. Foi proposto ao grupo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mira ( 1 trabalho )

Jardins de Infância de Mira (Mira)

Na nossa alimentação consumimos peixes que vivem no mar. Se não cuidarmos de limpar os locais que frequentamos o lixo vai pela sarjeta, empurrado pelo vento e com a água da chuva, em direção ao mar. Os peixes do mar, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Moita ( 2 trabalhos )

Escola Básica Mouzinho da Silveira (Moita)

No âmbito da disciplina de Educação Visual, em articulação com o programa Eco-Escolas, foi proposto a elaboração de um esboço para pintar uma sarjeta no interior do espaço escolar. O desenho selecionado para participar no projeto “O mar começa aqui!” […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica nº 1 de Alhos Vedros (Moita)

Memória Descritiva - Atividade “O Mar Começa Aqui” Tudo começa com o convite à descoberta, da descoberta ao conhecimento e do conhecimento à representação, neste caminho, aprendemos a importância do cuidar, do fazer para proteger e depois divulgar para sensibilizar. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Moura ( 2 trabalhos )

Escola Básica de Amareleja (Moura)

Este projeto está a ser realizado em articulação com a Câmara Municipal de Moura. O projeto Eco-Escolas aderiu a esta iniciativa com os alunos que frequentam o Clube Eco-Escolas. Os alunos envolvidos pertencem a todos os ciclos do agrupamento, dado […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Moura (Moura)

Foi solicitado a duas turmas, uma de 5º e outra de 6º ano, um desenho sobre a temática "O MAR COMEÇA AQUI" após uma explicação e demonstração de trabalhos realizados em anos anteriores. Dos trabalhos concretizados foi selecionado o de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Murtosa ( 2 trabalhos )

Escola Básica do Monte (Murtosa)

Imagem selecionada entre as apresentadas pelas turmas da escola do Monte. medidas à escala: 1:4- medidas:16,5 cm X 9 cm medidas reais: 66 cm X 36 cm sarjeta. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EBI da Torreira (Murtosa)

Memória Descritiva do Projeto Escola Básica da Torreira- Agrupamento de Escolas da Murtosa Coordenador da ECO-ESCOLAS- Helena Seixas Coordenador/ dinamizador da atividade- Adelaide Silva Participação de 2 alunos no âmbito da disciplina de Autonomia Social e Pessoal (Educação Especial), alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Nazaré ( 6 trabalhos )

Centro Escolar de Famalicão (Nazaré)

Não devemos deitar lixo para o chão, mas sim nos respetivos ecopontos. Todo o lixo que não vai para os contentores irá parar o mar! Cuidem do MAR e do nosso PLANETA! […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar de Valado dos Frades (Nazaré)

O aluno com esta ilustração pretende apelar para a importância de prevenir e diminuir a poluição marinha. A poluição do mar provém, na sua maior parte, das atividades terrestres, pelo que está na hora de proteger os oceanos e a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Norte (Nazaré)

Uma parte da imagem mostra o que acontece com a poluição vinda das fábricas, da população, etc e que é canalizada para o mar, através dos sumidores. Outra parte da imagem evidencia a harmonia da Natureza sem poluição. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional da Nazaré (Nazaré)

Este trabalho destinado a representar uma ideia de ecologia, com a inclusão das ondas Gigantes da Nazaré e do Roaz, golfinho comum nas nossas águas, procura pela utilização destes dois símbolos, alertar de uma forma diferente para as questões do […]

Ver a página do trabalho aqui.


Externato Dom Fuas Roupinho (Nazaré)

Um polvo está representado, com os seus tentáculos envolvendo a sarjeta. As ventosas aderem à superfície, criando uma imagem vivida de como o lixo se acumula nesses pontos de entrada para o mar. O golfinho simboliza a vida marinha e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Universidade Sénior da Nazaré (Nazaré)

Pretende-se Sensibilizar para o tema da poluição marinha e despertar a consciência da comunidade escolar e envolvente alertando que o lixo que cai para o chão vai acabar na sarjeta e consequentemente no mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Nisa ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

A aluna, para chamar a atenção das pessoas que não devem deitar lixo para o chão, pois este mais cedo ou mais tarde vai ter ao mar, desenhou uma tartaruga por ser um animal marinho que é muito afetado pela […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odivelas ( 11 trabalhos )

Escola Básica António Gedeão (Odivelas)

Propostas de desenhos realizados pelos alunos para participação no projeto “O Mar Começa Aqui”, desafio lançado pelo programa Eco-Escolas em parceria com o Município de Odivelas e em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e o clube "EUcidadão" […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica D. Dinis (Odivelas)

Numa primeira fase foi debatido com os alunos o problema da poluição, sobretudo da presença de plástico nos nossos oceanos. Daí foi solicitado aos alunos que apresentassem uma proposta para a decoração de uma sarjeta da escola, que melhor representasse […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica da Pontinha (Odivelas)

A imagem representa várias espécies que vivem no mar e, a realidade que se tem vindo a observar cada vez mais, a poluição das águas. Pretende sensibilizar a comunidade educativa para não deitar lixo ao chão, reforçando a ideia de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica dos Castanheiros (Odivelas)

O mar começa aqui – 2023/2024 – memória descritiva   O projeto foi apresentado às turmas de 6.º ano, com alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos. O integra o projeto interdisciplinar de 6.ºano “Escola Ecológica”. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Manuel Coco (Odivelas)

A imagem é composta por um fundo azul a simbolizar o mar. Por cima desse mar, existe um polvo roxo e lilás. A imagem também inclui a frase "O mar começa aqui". […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

A imagem representa um conjunto de espécies marinhas, destacando-se o polvo, um recurso piscatório muito apreciado na gastronomia, assim como outras espécies de peixes representativas do nosso mar. Contudo, é o polvo que se torna a figura central do desenho, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Carlos Paredes (Odivelas)

É uma banda desenhada com o ciclo da água. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Moinhos da Arroja (Odivelas)

Na composição gráfica sobressaí um Pinguim e o seu habitat Natural. Este está em perigo devido ao degelo causado pelas alterações climáticas, as quais estão diretamente relacionadas com a poluição provocada pelos humanos. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI Porto Pinheiro (Odivelas)

A imagem utilizada em destaque é um polvo, que segura a sarjeta como se fosse uma placa a avisar que o mar começa aqui! Sensibilizando assim para o facto de que tudo o que cai na sarjeta vai parar ao […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária com 3.º Ciclo de Caneças (Odivelas)

Memória descritiva do projeto Identificação da escola: Escola Secundária de Caneças Professoras coordenadoras da atividade: Lucília Jorge e Maria João Santos Número de alunos com desenhos aceites: 5 Idades e anos de escolaridade dos alunos: entre os 15 e os […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária da Ramada (Odivelas)

A turma do 8.ºC no âmbito das disciplinas de Educação Visual, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento foi desenvolvida uma DAC (Domínio de Autonomia Curricular) alusiva à Gestão Sustentável dos Recursos Naturais com enfoque no destino final dos resíduos produzidos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oeiras ( 1 trabalho )

Instituto Español "Giner de los Ríos" (Oeiras)

Nesta escola foram feitas 6 sarjetas, cada uma com um desenho diferente. Na hora de escolher qual era a sarjeta que ia ser apressentada no consurso de "O mar começa aqui", foi feito um inquérito a todos os professores e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ovar ( 9 trabalhos )

Escola Básica António Dias Simões (Ovar)

Após um trabalho de sobre os efeitos da poluição na vida marinha, várias turmas tiveram oportunidade de fazer desenhos. O escolhido foi este. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira (Ovar)

Os alunos foram desafiados a, individualmente ou em grupo, desenvolverem propostas para o projeto “O Mar Começa Aqui”. Aos alunos interessados foi mostrado o local, foram explicadas as regras e objetivos do projeto e fornecido um esquema do espaço, com […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Maceda (Ovar)

A imagem foi elaborada por uma aluna do 5ºano da Escola Básica de Maceda e pretende representar a biodiversidade marinha como forma de sensibilização para a sua proteção. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Habitovar (Ovar)

O projeto pressupõe a ideia "A cor do Oceano começa aqui". O desenho de algas e corais vibrantes expressam a importância vital de proteger os nossos oceanos e, neste caso concreto, a biodiversidade dos recifes de corais. Este projeto tenta […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Furadouro (Ovar)

Memória descritiva da imagem: Sensibilizar a população para não deitar lixo para o chão, pois vai acabar na sarjeta e, finalmente, no mar, pondo em risco os seres vivos que fazem do mar a sua casa! […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Oliveirinha (Ovar)

Em redor da grelha de esgoto foi desenhada a água do mar limpa, sem poluição. Nesta água, nadam sere marinhos saudáveis e felizes (peixes, estrela-do-mar, polvo, anémona, tartaruga...) As letras denotam a alegria e cor dos seres marinhos e a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Regedoura (Ovar)

Esta imagem reproduz o trabalho da aluna Isabella Nogueira do 4ºA. A aluna explicou que o mar começa na sarjeta e ao colocarmos lá lixo, ele vai parar ao mar. Fez este desenho para mostrar às pessoas como os seres […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar (Ovar)

Memória descritiva do projeto: A nossa escola participa no projeto “O mar começa aqui” há já quatro anos! Este ano, o trabalho efetuado no ano letivo anterior pelo grupo de alunos da turma do 7.º D, pelo seu impacto na […]

Ver a página do trabalho aqui.


Externato São Miguel (Ovar)

A imagem retrata um cenário marcante e comovente, onde um caranguejo solitário na praia observa com tristeza e consternação uma cena devastadora: vários peixes mortos, vítimas da poluição do ambiente marinho. Este desenho, meticulosamente concebido, serve como uma poderosa mensagem […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paredes ( 1 trabalho )

Escola Secundária Daniel Faria - Baltar (Paredes)

A turma 8.º H está a trabalhar o tema "O Mar Começa Aqui" numa perspetiva interdisciplinar (Domínio de Autonomia Curricular). Na disciplina de Educação Visual, os alunos realizaram, no 2.º período letivo, propostas de pinturas de sarjetas. O trabalho apresentado […]

Ver a página do trabalho aqui.

Peso da Régua ( 1 trabalho )

Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia (Peso da Régua)

No âmbito do Projeto “O mar começa aqui” foi proposta a criação de uma pintura no espaço escolar da Escola Secundária João de Araújo Correia, ao grupo de Artes Visuais, pela responsável do Programa Eco-escolas do Agrupamento. O projeto foi […]

Ver a página do trabalho aqui.

Pombal ( 1 trabalho )

Escola Marquês de Pombal (Pombal)

A imagem representa várias espécies marinhas rodeadas de detritos ou vários objectos. O peixe central é uma dourada e tem no seu corpo a grelha do escoadouro de água, pois tudo o que vai pelos escoadouros vai parar à barriga […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponta Delgada ( 3 trabalhos )

Escola EB 2,3 de Arrifes (Ponta Delgada)

Foi solicitado a cada aluno um desenho alusivo ao tema. O aluno usou lápis de carvão e vários lápis de cores. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 de Ginetes (Ponta Delgada)

Trabalho realizado pela aluna Érica Viveiros, da turma do 8ºB. Uma paixão pelo mar e oceanos dos Açores, levou a aluna a iniciar o trabalho traçando os esboços do fundo do mar, a realçar a vida dos animais marinhos que […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim-Escola João de Deus - Ponta Delgada (Ponta Delgada)

Título do desenho: “A vida marinha pede ajuda” Autor: Margarida Abreu Técnica: Técnica de lápis de cor com caneta de contorno Dimensões: A4 Descrição: O trabalho foi solicitado pela professora a partir de um projeto que foi apresentado pelas professoras […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponta do Sol ( 2 trabalhos )

Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)

Nesta primeira fase, foi apresentado o projeto «O mar começa aqui» aos alunos do primeiro ciclo. Cada turma realizou uma pesquisa online sobre as diferentes espécies da região (RAM) ou sobre espécies do seu interesse. Foram realizados os desenhos e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

Na sala de aula a turma do 4º ano explorou alguns videos sobre a biodiversidade marinha da região e o impacto da poluição na mesma. Depois de algumas discussões e reflexões sobre o tema constataram que há algumas espécies que […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto ( 3 trabalhos )

Escola S/3 de António Nobre (Porto)

A proposta elaborada pelas alunas da turma do 8º ano foi pensada / trabalhada nas aulas de ciências naturais, no estudo dos ecossistemas. A imagem selecionada tem em conta a localização da pintura que se irá realizar no interior da […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)

O trabalho que agora se apresenta foi realizado na Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis por uma turma do 8º ano constituída por 26 alunos com uma média de idades de 14 anos. O desafio foi lançado na disciplina de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Externato Ribadouro (Porto)

A atividade foi divulgada pelas diversas turmas de forma que fosse realizada uma reflexão conjunta, sobretudo durante as aulas de Educação Visual, Cidadania e/ou Ciências Naturais – privilegiaram-se os alunos dos 2.º e 3.º ciclos, embora outras turmas também sido […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto Moniz ( 1 trabalho )

Escola EBS/PE e Creche do Porto Moniz - edifício do 1º Ciclo com Pré-Escolar (Porto Moniz)

Os alunos do 3.º e 4.º anos desenharam numa folha A4 elementos marinhos sob a temática "O Mar Começa Aqui". Após a elaboração dos mesmos foi feita uma seleção dos três melhores e posteriormente procedeu-se a votação de qual seria […]

Ver a página do trabalho aqui.

Póvoa de Lanhoso ( 2 trabalhos )

Escola Básica do Ave (Póvoa de Lanhoso)

No Conselho Eco-Escolas de 7 de fevereiro decidiu-se participar no desafio Eco-Escolas “O Mar Começa Aqui!” que foi lançado à comunidade escolar. Após um breve estudo sobre as espécies autóctones por duas turmas B e C do 9º ano de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso (Póvoa de Lanhoso)

A imagem escolhida, que segue em anexo, pretende alertar a população para aimportância do mar, sensibilizando a população local para o facto de que tudo o que vai para as sargetas termina no mar. Recurso indispensável ao Homem pelas suas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Póvoa de Varzim ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Dr. Flávio Gonçalves (Póvoa de Varzim)

As coordenadoras do Projeto Eco-Escolas do Agrupamento, Cristina Ferreira e Vanda Matos, lançaram o desafio "O Mar Começa Aqui" ao Clube D'Artes, com a orientação da professora Raquel Boucinha. A atividade consiste na pesquisa, investigação, desenho e por fim pintura […]

Ver a página do trabalho aqui.

Redondo ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

Memória descritiva da imagem Sendo o Redondo um concelho do interior do país privilegiou-se o estudo dos ecossistemas de água doce em que foram referenciadas várias espécies animais. O aluno escolheu retratar o cágado-mediterrânico. Existem duas espécies de cágado que […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ribeira Brava ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE da Tabua (Ribeira Brava)

O desenho em questão apresenta um caramujo numa rocha vulcânica. A rocha, de cor negra e com textura rugosa, é um dos elementos centrais da composição, ocupando a parte inferior do espaço da folha. A sua cor e forma contrastam […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santa Cruz ( 2 trabalhos )

Centro Comunitário da Nogueira (Santa Cruz)

Este ano decidimos elaborar este trabalho homenageando o Lobo Marinho, chamando a atenção para a sua preservação. Esta decisão tem a ver com o tema alusivo ao Mar e com algumas palestras que os alunos têm assistido nomeadamente referentes ao […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB/PE/Creche Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior (Santa Cruz)

Expressão da preservação do mar e dos oceanos quanto aos resíduos que diariamente entram pelas más práticas de cidadania afetando os ecossistemas marítimos. É referido o Peixe-lanterna da família Myctophidae. Os peixes-lanterna vivem em águas oceânicas, em profundidades de até […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santa Maria da Feira ( 3 trabalhos )

Escola Básica de Argoncilhe (Santa Maria da Feira)

Os alunos participaram voluntariamente num concurso de desenho de animais marinhos, para decorar uma sargeta. Os alunos participantes no Conselho Eco-Escolas votaram no melhor desenho. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 da Corga de Lobão (Santa Maria da Feira)

"Este trabalho representa a preocupação pelo meio ambiente, onde muitos animais acabam por morrer por causa da poluição." - Leonor Henriques, 5ºC […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância e Escola Básica do Bairro (Santa Maria da Feira)

Foi proposto aos alunos que ilustrassem uma gota, representando o Oceano e os seres vivos que nele habitam, desde as profundezas até à superfície. Os alunos fizeram pesquisa e realizaram o trabalho de desenho e pintura. A pintura será realizada […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santo Tirso ( 8 trabalhos )

Colégio de Lourdes (Santo Tirso)

O mar começa aqui…. Aqui, duas orcas protegem a sarjeta, a entrada da sua casa lá no grande oceano. Dois animais majestosos em tamanho e admiração que, à semelhança de todos os outros seres marinhos, pretendem um lugar seguro para […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio de Santa Teresa de Jesus (Santo Tirso)

da poluição e do descuido ambiental, enquanto à direita, o mar é retratado em sua beleza natural e limpeza. No lado escuro, há lixo espalhado representando os efeitos nocivos da atividade humana no ambiente marinho. Por outro lado, do lado […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica da Ponte (Santo Tirso)

Partindo do tema "O mar começa aqui", os alunos foram desafiados a elaborar propostas de imagens a pintar. A partir das diferentes propostas, os elementos da Responsabilidade "Eco-Escolas" analisaram e votaram na que consideraram mais adequada. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Bom Nome (Santo Tirso)

A turma H do 4.º ano, constituída por 25 alunos, decidiu participar novamente, no desafio lançado no âmbito do Projeto Eco-Escolas, "O Mar começa aqui". Voltaram a fazer uma pesquisa sobre o mundo marinho, visionaram vídeos alusivos ao tema, procuraram […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de S. Tomé de Negrelos (Santo Tirso)

A tartaruga está de mãos atadas para se proteger de todo o lixo que os humanos libertam através das sarjetas. Assim será representa a tartaruga a debater-se com os lixos que mais frequentemente são lançados na sarjeta ( lenços, palhinhas, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EBI de S. Martinho do Campo (Santo Tirso)

No âmbito do compromisso da nossa escola com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, decidimos participar no desafio Eco-Escolas O Mar Começa Aqui 2024. A nossa participação visa sensibilizar a comunidade escolar para a importância da proteção dos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Instituto Nun'Alvres (Santo Tirso)

Os alunos do 10º ano foram desafiados a realizar um esboço do que pretendiam pintar numa das sarjetas da escola. Este ano focaram na biodiversidade marinha. Escolheram um dos seres que caracteriza os Oceanos e decidiram pintar uma Manta pela […]

Ver a página do trabalho aqui.


OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres (Santo Tirso)

A imagem proposta pelos alunos resulta de uma reflexão sobre a principal problemática que afeta a rua exterior da escola: as beatas. Estas acabam por serem levadas para a sarjeta pelas águas das chuvas e acabam inevitavelmente, no rio e […]

Ver a página do trabalho aqui.

São Vicente ( 1 trabalho )

ADENORMA (São Vicente)

O nosso desenho representa uma baleia azul no seu habitat natural. Optamos por representar este ser vivo pois no passado esteve quase em vias de extinção devido à sua caça excessiva. Devemos ter em consideração a proteção dos animais marinhos. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Seixal ( 4 trabalhos )

Colégio Guadalupe (Seixal)

Na perspetiva em que urge o combate à poluição que ameaça a vida marinha e o nosso planeta, é necessário repensar e modificar os nossos comportamentos em relação à aquisição, uso e posterior rejeição dos objetos e materiais que já […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Vale de Milhaços (Seixal)

O projeto selecionado foi o da aluna Leonor Castro do 7.º ano, frequentadora do Clube de Expressões. A imagem que apresentamos este ano pretende expor um cenário inusitado: uma sarjeta de passeio, comumente associada à condução de águas pluviais, é […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola S/3 de Amora (Seixal)

Memória Descritiva O Mar Começa Aqui O meu objetivo com o trabalho “O Mar Começa Aqui” é mostrar que a maioria dos animais antes de entrarem em contacto com as substâncias perigosas, são “saudáveis”. Sabemos que a maioria das coisas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Manuel Cargaleiro (Seixal)

A imagem apresenta vários animais marinhos em perigo devido à poluição. Existe um tubarão que vai ingerir uma lata, um cotonete e uma garrafa, um polvo enfiado num pneu, um caranguejo com uma latinha de abertura de latas numa pinça, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Serpa ( 4 trabalhos )

Escola Básica de Pias (Serpa) (Serpa)

O projeto iniciou com a abordagem curricular em disciplinas várias (FQ, CN, Cidadania) acerca dos diversos tipos de materiais e do impacto das sarjetas na contaminação das linhas de água, com impacto nos seres vivos que as habitam e nas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Abade Correia da Serra (Serpa)

O azul representa o ambiente marinho e inserido no fundo azul estão representadas criaturas marinhas, tudo isto contorna a sargeta. As figuras têm uma aparência de personagem animado As tintas utilizadas foram acrílicas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profi. de Desenv. Rural de Serpa (Serpa)

O mar também começa nos WC's! […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Sec. com 3.º Ciclo de Serpa (Serpa)

Representação do mar sobre a sargeta, com destaque para algumas espécies marinhas, nomeadamente peixes e algas. Destaque, também para resíduos urbanos que representam o lixo que pelas sargetas chega ao mar. O dedo aponta para a sargeta e para a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 3 trabalhos )

Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)

O desenho da sarjeta escolhido para este desafio, entre os vários esboços feitos pelos alunos eco-escolas, representa um peixe que morre devido à poluição. O desenho inicia-se com a representação de gotas de água contaminadas com lixo. Essas gotas poluídas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Visconde de Juromenha (Sintra)

A Coordenadora do Programa Eco-Escolas, lançou o desafio da participação neste projeto ao grupo de Educação Visual. A atividade foi desenvolvida pela docente Maria Manuel Machado, nas turmas do nono ano, tendo os alunos idades compreendidas entre os 13 e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)

No âmbito dos DAC's, três turmas de 5.º ano estiveram envolvidas em atividades relacionadas com o tema mar. Numa fase inicial, e em parceria com a CMS, participaram numa atividade de limpeza da escola ao Parque Urbano contíguo à escola […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sobral de Monte Agraço ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço)

As professoras de Educação Visual lançaram às suas turmas do 7º ano o desafio de desenvolverem um projeto para a pintura de 2 semidouros: na escola e no espaço exterior, na vila. Houve uma seleção dos melhores trabalhos e a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Soure ( 13 trabalhos )

Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel (Soure)

O desenho representa a biodiversidade marinha num oceano limpo e a necessidade da sua preservação. Um oceano limpo promove a vida marinha e o futuro do planeta. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Escolar do Marco (Soure)

A imagem "A Onda que Engole a Sarjeta" foi cuidadosamente elaborada por uma aluna e retrata uma sarjeta de onde emerge uma grande onda do mar, simbolizando a ligação entre a sarjeta e o oceano. A imagem tem um forte […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Social de Alfarelos (Soure)

Algumas das espécies que vivem no mar em plena união num mar limpo. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Figueiró do Campo (Soure)

O tema proposto é relativo aos animais marinhos que vivem dias difíceis no seu habitat, devido à ação abusiva do ser Humano sobre a Natureza: poluição, pesca excessiva e a destruição de habitats naturais são três das principais causas que […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Gesteira (Soure)

Onda com diversos tipos de lixo. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Granja do Ulmeiro (Soure)

Sensibilizar para a necessidade de reciclar os óleos, tendo o cuidado de não os jogar diretamente na pia, na rede de esgoto, no solo, ou no caixote do lixo de casa. Não podemos esquecer que o mar começa, também, na […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Soure (Soure)

A imagem mostra o fundo do mar com fauna e flora variada. O desenho foi produzido por um aluno do 1º A, depois dos conteúdos poluição e preservação dos oceanos terem sido trabalhados em sala de aula. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica do Sobral (Soure)

A importância do mar no equilíbrio do planeta foi o mote para o desenho. Não poluir para proteger os seres marinhos. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Vila Nova de Anços (Soure)

Numa sessão com pesagem do lixo obtido de um dia de lanches debatemos o prejuízo que o lixo provoca quando não é devidamente separado para boa gestão de resíduos. Esse debate levou à enumeração das consequências nefastas para nosso prejuízo, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 1/JI de Vinha da Rainha (Soure)

Preservação dos oceanos. Manter as sarjetas limpas para não perturbar os seres aquáticos. Sensibilização para manter as ruas limpas, colocar os resíduos nos respetivos ecopontos e preservar o equilíbrio dos ecossistemas. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Alfarelos (Soure)

Numa primeira abordagem, os professores sensibilizaram os alunos para a importância de não poluir os meios aquáticos. Esclareceram sobre o percurso das águas pluviais desde que encontram superfícies impermeáveis até à sua chegada ao mar. Feito o enquadramento da atividade […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária/3 Martinho Árias (Soure)

Os resultados da cultura do uso do plástico descartável podem ser vistos sempre que se vai a uma praia ou até na prática de mergulho em qualquer parte dos oceanos. De acordo com uma estimativa, até 2050 os oceanos poderão […]

Ver a página do trabalho aqui.


Instituto Pedro Hispano - Ensino Particular e Cooperativo (Soure)

Com o objetivo de sensibilizar os alunos para a problemática da poluição dos oceanos, desafiámo-los a elaborar um desenho alusivo ao tema, o qual poderia ser pintado junto a uma das sarjetas do espaço exterior da nossa escola, onde começa […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Novas ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 de Manuel de Figueiredo (Torres Novas)

O trabalho foi realizado pelos alunos do 8º H da Escola Básica Manuel de Figueiredo em Torres Novas. O trabalho reflete os problemas que atualmente encontramos nos oceanos, as toneladas de lixo que são despejadas e os seres vivos rodeados […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

“O Mar começa aqui” versão 2024, reitera o alerta para a problemática da poluição, que devido aos sistemáticos descuidos humanos e muitas vezes à sua falta de civismo, é transportada pelo vento e chuva para os circuitos das águas pluviais […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Vedras ( 10 trabalhos )

Escola Básica de São Domingos de Carmões (Torres Vedras)

Após trabalhar a temática dos oceanos e apresentar o projeto "O mar começa aqui", foi pedido aos alunos que realizassem um projeto de desenho/ilustração para a pintura para das sarjetas, com a finalidade de sensibilizar a população para a importância […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Sarge (Torres Vedras)

A partir de imagens representativas de espécies marinhas características do litoral oeste, os alunos fizeram desenhos imaginando o seu habitat. Desse exercício resultou a proposta que apresentamos. Anteriormente , em sala de aula e de acordo com os conteúdos programáticos, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Padre Francisco Soares (Torres Vedras)

Os alunos da turma H do7º ano, ajudados pelo professor de Educação Visual, criaram a imagem a pintar, com base em pesquisas elaboradas em conjunto e após uma seleção de várias propostas. Adaptaram a imagem selecionada ao local da sarjeta […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Carlos Bernardes (Torres Vedras)

No âmbito da área de Estudo do Meio, iniciámos o tema dos animais. Após uma conversa sobre as ameaças ao habitat dos mesmos, os alunos sugeriram iniciar o Projeto ao qual se tinham proposto “O Mar Começa Aqui! Desta forma, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)

Este desafio foi lançado aos alunos da Escola Básica de Ramalhal pelos professores titulares. Foi apresentado previamente o regulamento e a proposta de sarjeta a pintar a todos os alunos. Os professores titulares fizeram também uma abordagem à temática. Os […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Orjariça - FAROL (Torres Vedras)

Tudo começa num esgoto perto de si. Um rapaz atira um saco de plástico para uma sarjeta. Horas mais tarde, o saco chega ao mar onde é comido por um peixinho, que é comido por uma tartaruga, que é comida […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola S/3 de Madeira Torres (Torres Vedras)

Partindo da ideia de que os resíduos que as pessoas lançam ao chão são arrastados para o mar, pretendeu-se chamar a atenção para o perigo desses lixos prejudicarem o equilíbrio dos ecossistemas. Daí a urgência da sua preservação dos mesmos. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Externato de Penafirme (Torres Vedras)

O mar começa aqui 2023 - 2024 "Semidouro" Memória descritiva da imagem Desenhada ao estilo da pintura de Van Gogh, esta imagem tem como objetivo principal captar a atenção das pessoas, para os perigos de deitarem lixo e produtos químicos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Sobreiro Curvo (Torres Vedras)

A ligação afetiva das crianças, ao rio Alcabrichel e à praia de Porto Novo foram a inspiração para a criação da imagem. O pato real é uma ave cujo habitat é o rio, e podem ser observados sobretudo na foz, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim Escola João de Deus (Torres Vedras)

A imagem descreve a poluição dos mares e rios. A aluna desenhou um peixe de boca aberta para a sarjeta indicando que, tudo o que colocamos nas sarjetas, mais tarde irão para os mares e rios, sendo estes " alimentos" […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vale de Cambra ( 3 trabalhos )

Escola Básica 2/3 de Dairas - Vale de Cambra (Vale de Cambra)

O desafio foi apresentado aos alunos pela coordenadora do projeto EcoEscolas e pelo professor de Educação Visual. Após a análise do desafio e movidos pela vontade de colaborar na proteção do ambiente, os alunos recorreram aos conhecimentos trabalhados na disciplina […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica e Secundária de Búzio (Vale de Cambra)

Na imagem estão representadas várias espécies marinhas, algumas das quais são autóctones, que pretendem ilustrar uma parte de um ecossistema marinho. O desenho foca-se na poluição aquática e como esta pode afetar as várias espécies. No âmbito da temática sobre […]

Ver a página do trabalho aqui.


Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra (Vale de Cambra)

- Apresentação do projeto ao grupo de alunos, dialogando acerca do impacto do lixo e das más práticas ambientais, que poêm em risco a vida marinha e os ecossistemas; - Troca de ideias e reflexão conjunta; - Desenho de um […]

Ver a página do trabalho aqui.

Valongo ( 5 trabalhos )

Colégio Academia de Ensino Particular (Valongo)

Na nossa pintura está representada uma poça de água com algumas espécies marinhas autóctones como a lula, a sapateira e a sardinha. Estes animais estão em contacto com uma palhinha de plástico, uma lata de refrigerante e um saco de […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica D. António Ferreira Gomes (Valongo)

O projeto “O mar começa aqui” foi lançado a toda a comunidade escolar. Nas atividades extracurriculares, sob a orientação dos professores afetos ao CCVnE AquaClub, os alunos realizaram um reconhecimento dos espaços a decorar e elaboraram propostas de intervenção. Simultaneamente […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Sobrado (Valongo)

Memória descritiva da imagem No âmbito do projeto Eco Escolas em articulação com a disciplina de Educação Tecnológica, foi-nos lançado o desafio de pintar de uma sarjeta de escoamento de águas tendo como tema “O Mar Começa Aqui”. O objetivo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de São Lourenço (Valongo)

Participantes: 60 alunos; Idades: 12 e 13 anos; Ano: 7.º ano/ 3.º ciclo. 1- O desafio "O Mar Começa Aqui" foi apresentado aos que de imediato mostraram vontade em participar, partilharam-se opiniões sobre as causas da poluição dos oceanos, das […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Valongo (Valongo)

"Preservar para o Futuro" Escola Secundária de Valongo Aluna; Francisca Sousa, 16 anos Ano: 10º ano O projeto selecionado "Preservar para o Futuro" foi desenvolvido pela aluna, Francisca do 10º ano de escolaridade, como parte do concurso "O Mar Começa […]

Ver a página do trabalho aqui.

Velas ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária de Velas (Velas)

Como resposta à proposta apresentada pela equipa Eco-Escolas da Escola Básica e Secundária de Velas, “O mar começa aqui”, o projeto foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Educação Visual do 9º ano com a docente Rute Lopes. Este projeto […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Franca de Xira ( 1 trabalho )

Escola Básica Dr. Vasco Moniz (Vila Franca de Xira)

Aproveitamos a atividade dos Muros com Vida para recriar um rio que passa pela floresta e que esta com lixo. Esse lixo desagua no mar. Foi desenhada uma rede que limpa o lixo antes de terminar a sua viagem. esse […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 22 trabalhos )

ATC - Associação Teatro Construção (Vila Nova de Famalicão)

Desenho elaborado por alunos do 2º ciclo com o vontade de proteger os oceanos e consciencializar as pessoas para a importância das pequenas ações que fazem a diferença. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Centro Social e Cultural de Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão)

Começamos no nosso projeto deste ano letivo com uma conversa com o grupo sobre a importância de preservar os oceanos e explicar que todo o lixo que todo o lixo que entra nas sarjetas dos nossos espaços exteriores vai diretamente […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica D. Maria II (Vila Nova de Famalicão)

A autora da imagem escolhida este ano tentou mostrar um ciclo negativo que a poluição tem no mar e na vida que o mar contém. Pretende com esta imagem alertar para a escolha entre a vida, o saudável e o […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Agra Maior (Vila Nova de Famalicão)

Numa primeira fase procedeu-se à exploração de infografias, vídeos e pequenos textos com o objetivo de levar os alunos a reconhecer de que forma a atividade humana interfere no oceano, através do estudo dos 7 Princípios de Literacia do Oceano, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Joane (Vila Nova de Famalicão)

Escola: EB de Joane; Professores coordenadores da atividade: Raquel Freitas N.º de alunos envolvidos: 19 Ano de escolaridade: Pré Turma: EBJJIC Numa primeira fase, foi apresentado às turmas da EB de Joane, o regulamento da atividade “O Mar Começa Aqui”. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Oliveira S. Mateus (Vila Nova de Famalicão)

Após sensibilização dos alunos para o tema da poluição dos oceanos, realizamos uma visita pela freguesia para observar as sarjetas e os resíduos que se encontravam próximo e que seriam passíveis de serem transportados para os oceanos. Posteriormente, os alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Ruivães (Vila Nova de Famalicão)

Ao explorar o tema "A atividade humano e o Oceano", através da observação de vídeos, imagens, leitura de textos, relatos de vivências, os alunos reconheceram a interferência do ser humano no Oceano: poluição e alterações das zonas costeiras. De seguida, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Terras do Ave (Vila Nova de Famalicão)

A imagem remete-nos para um peixe galo. Trata-se de uma espécie pouco escolhida, mas que, tal como todas as outras espécies marinhas, deve ser valorizada e preservada. A sua preservação começa em casa, na rua, em qualquer local, ao não […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 1,2 Nuno Simões (Vila Nova de Famalicão)

O projeto está a ser desenvolvido por alunos do 4º e do 2º ciclo. Pretende-se com este desenho imaginar uma fuga de alguns animais marinhos que, devida à poluição dos oceanos, procuram um ambiente mais limpo. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane (Vila Nova de Famalicão)

Com este trabalho pretendemos sensibilizar os alunos para o grave problema da poluição nos nossos oceanos e rios. -Educar para uma cidadania ativa Memória descritiva do projeto: Número de alunos que participaram: 6 Idade dos alunos: 10-11 anos 1- Começamos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

A sarjeta selecionada para a pintura encontra-se num espaço exterior frequentado pelos alunos durante os intervalos e serve também como passagem para os blocos de aulas. Foi escolhida devido ao grande fluxo de estudantes, tornando-se o local ideal para chamar […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB Conde S. Cosme (Vila Nova de Famalicão)

Imagem é composta por uma grande mancha azul, representativa do mar que invade o espaço em volta da sarjeta. Conjuntamente com essa massa de água, também saem da sarjeta um golfinho, uma tartaruga e uma estrela, assim como a legenda: […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Avidos (Vila Nova de Famalicão)

Esta é uma proposta de pintura que foi trabalhada em parceria com dois ex-alunos da nossa escola e que agora se encontram a frequentar o curso de Artes, no nosso agrupamento. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB de Mões (Vila Nova de Famalicão)

Os alunos escolheram as tartarugas marinhas porque, apesar de saberem que existem imensas espécies em perigo de extinção, decidiram que estas seriam a representação de todas as espécies que enfrentam as consequências da poluição dos oceanos/mares, bem como de outros […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)

Na imagem proposta pela nossa escola estão presentes vários animais e seres representativos do ecossistema marinho. A imagem gráfica do polvo assume o papel de guardião que com os seus tentáculos impede a entrada de lixo para que este, não […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 Carreira (Vila Nova de Famalicão)

Depois de realizada uma pequena pesquisa de espécies autóctones decidimos desenhar : ameijoas, um polvo, uma sardinha e um robalo. Utilizamos cores vivas e alegres, como o amarelo, azul, rosa, laranja e cinzento, para dar um maior destaque do desenho […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1 de Esmeriz (Vila Nova de Famalicão)

O mar começa aqui, uma vez que a fauna e a flora andam sempre de mãos dadas, todos temos o dever de cuidar das águas que chegam ao mar, nomeadamente, as águas pluviais. No sentido de sensibilizar a comunidade educativa, […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Cabeçudos (Vila Nova de Famalicão)

A imagem que pretendo descrever é um cenário marinho deslumbrante, com o vasto mar azul profundo como pano de fundo. À superfície da água, observam-se várias baleias majestosas e orcas, as suas silhuetas imponentes, contrastando harmoniosamente com o ambiente aquático. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Profissional CIOR (Vila Nova de Famalicão)

A imagem, denominada "Mar Tropical" revela um vislumbre de uma zona costeira tropical, (ainda) imune à ação antrópica. A escolha deste tema deve-se precisamente à necessidade de alertar para a grande vulnerabilidade destes ecossistemas. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Aldeia Nova (Vila Nova de Famalicão)

Pretendemos pintar um golfinhos na brincadeira com alguns peixes no meio do oceano. A ideia é chamar a atenção das pessoas para que protejam as sargetas por onde passam as águas das chuvas, livrando-as do lixo que pode através delas […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Bente (Vila Nova de Famalicão)

Diálogo em grande grupo sobre a poluição do oceano atlântico que coloca em risco a sobrevivência de certas espécies marinhas. O que leva à extinção de espécies? Quais as espécies marinhas ameaçadas. Uma dessas espécies é o cavalo marinho, assim […]

Ver a página do trabalho aqui.


Jardim de Infância de Lagoa (Vila Nova de Famalicão)

Esta é uma proposta de pintura que foi trabalhada em parceria com dois ex-alunos que frequentaram o nosso Jardim de Infância e que agora se encontram a frequentar o curso de Artes, no nosso agrupamento. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 22 trabalhos )

Academia de Música de Vilar do Paraíso (Vila Nova de Gaia)

Os alunos revelaram uma enorme motivação para o desafio, consciencializando-se da importância da proteção das espécies e do ambiente na construção do projeto. Pesquisaram e fotografaram na escola as sarjetas com um impacto visual maior, onde a comunidade escolar pudesse […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio Internato Claret (Vila Nova de Gaia)

A imagem representa um cardume de sardinhas (Sardina pilchardus), espécie que se distribui na zona da plataforma continental e é capturada na nossa costa portuguesa, sendo a mais popular das festas e arraiais de Verão. É a espécie usada na […]

Ver a página do trabalho aqui.


Colégio Nossa Senhora da Bonança (Vila Nova de Gaia)

Num lago em Vila Nova de Gaia, um axolote, chamado Jorge, notou um aumento exponencial de lixo nas zonas ribeirinhas e marinhas. Ele decidiu agir! Juntamente com a Dona Sofia, a sua melhor amiga tartaruga, decidiram fazer alguma coisa. Num […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica D. Pedro I (Vila Nova de Gaia)

Este desafio foi trabalhado na Escola Básica D. Pedro I, situada em Canidelo, Vila Nova de Gaia, por várias turmas do 2.º ciclo (5ºA, 5ºD e 5ºB, 5ºF, 6ºI,6ºJ e 6ºK.) Inicialmente, em algumas turmas, abordaram na disciplina de Ciências […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica D. Pedro I - Arco Maior 3 Gaia (Vila Nova de Gaia)

os alunos na nas aulas de multimédia fizeram alguns desenhos para implementar numa sargeta da escola, o desenho foi escolhido pelos alunos e pelo professor de multimédia. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Afurada de Cima (Vila Nova de Gaia)

Este projeto foi desenvolvido por toda a escola com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a poluição marítima. Em sala de aula, os alunos pesquisaram sobre o ecossistema e biodiversidade local (rio Douro e Oceano Atlântico). Foram alertados […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

O desafio foi apresentado aos alunos e a motivação para o trabalho intensificou-se com o visionamento dos trabalhos das edições anteriores do projeto. A concretização deste desafio começou com um trabalho de pesquisa das turmas participantes (uma turma do 2.º […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Júlio Dinis (Vila Nova de Gaia)

A imagem que escolhemos para representar a atividade "O Mar Começa Aqui" é profundamente simbólica e carrega consigo uma mensagem poderosa sobre a interconexão entre as nossas ações diárias e a saúde dos oceanos. Trata-se de uma pintura que retrata […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica Padre António Luís Moreira (Vila Nova de Gaia)

A imagem é o resultado de uma proposta de trabalho com o intuito de homenagear a escritora Natália Costa ex-aluna da nossa escola, pretende também ser uma homenagem a beleza e a calma que o mar nos proporciona não esquecendo […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB 2,3 Escultor António Fernandes de Sá (Vila Nova de Gaia)

A proposta inicial traduziu-se num novo desfio, no espaço do Eco Escola e da ABAAE. Na proposta apresentam-se os seguintes objetivos: preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, com foco na qualidade da água doce e salgada; educar para […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI da Lagarteira (Vila Nova de Gaia)

No âmbito do desafio proposto, a imagem escolhida representa os tentáculos de um polvo a recolher resíduos que poluem o meio ambiente, designadamente os habitats marinhos. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Brandariz (Vila Nova de Gaia)

SOS – O mar precisa de mim, de ti...de todos nós! Um polvo simpático vem reforçar a ideia de que proteger o ecossistema marinho é garantir a nossa sobrevivência no planeta. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Carvalhos (Vila Nova de Gaia)

Dando cumprimento às fases de desenvolvimento de projeto, eco escolas, após termos recebido a ideia "O mar começa aqui" demos a conhecer aos alunos das nossas turmas do 1°Ciclo da EB Carvalhos o projeto. Os professores apresentaram o projeto e […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Mexedinho (Vila Nova de Gaia)

Para a execução deste projeto o conselho Eco Escolas escolheu duas sarjetas, uma perto do edifício da EB1 e outra perto do edifício do JI. Para o desenho os elementos do conselho Eco Escolas falaram de alguns elementos referentes ao […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de Ribes (Vila Nova de Gaia)

Ilustração feita pelos alunos com elementos marinhos e alerta para o que pode poluir o mar. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI de São Paio (Vila Nova de Gaia)

No imagem selecionada pela turma, vê-se uma baleia com lixo na cabeça e rodeada de lixo. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI do Monte (Vila Nova de Gaia)

Deverá conter a frase “O mar começa aqui”. Memória descritiva da imagem Os alunos escolheram, de entre várias propostas apresentadas, o desenho de um polvo no seu ambiente aquático. Memória descritiva do projeto – até uma página A4 com: a […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI do Viso (Vila Nova de Gaia) (Vila Nova de Gaia)

Num primeiro momento os alunos pesquisaram na internet e em livros sobre os vários animais marinhos. Posteriormente em pequeno grupo escolher qual o animal que queriam desenhar e fizeram o esboço do desenho. Em grande grupo procedeu-se à votação do […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola EB1/JI Serpente (Vila Nova de Gaia)

A imagem representa um polvo e várias espécies marinhas existentes no mar com a frase “O mar começa aqui!”, pintada numa sarjeta, para incentivar as pessoas a não deitarem lixo para as sarjetas ou para o chão, porque mais tarde […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária António Sérgio (Vila Nova de Gaia)

Foi lançado um desafio aos alunos o Curso de Artes da ESAS para ´participarem no concurso «O mar começa aqui» com o propósito de elaborarem um desenho para se pintar uma sarjeta na rua da ESAS. Após a análise dos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Carvalhos (Vila Nova de Gaia)

Na imagem pretende-se alertar para o lixo (sacos, palhinhas, garrafas, cordas, objetos descartáveis, ...) que chega aos oceanos e interfere nas cadeias alimentares, diminuindo a biodiversidade marinha. […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária Gaia Nascente (Vila Nova de Gaia)

Memória descritiva: Geograficamente a Escola Secundária Gaia Nascente está inserida entre o vale do rio Febros, afluente do Douro, e a orla costeira. Ao longo dos séculos, o rio Febros teve sempre uma grande importância na região, na agricultura e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Real de Santo António ( 1 trabalho )

Escola Secundária Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António)

Este trabalho resultou do trabalho desenvolvido no âmbito das aulas de Ciências Naturais, do programa de 8º ano, que tem como grande temática orientadora a sustentabilidade ambiental da biosfera. O trabalho foi articulado ao longo do ano letivo com a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Verde ( 3 trabalhos )

Colégio Dom João de Aboim (Vila Verde)

A atividade foi elaborada pelos alunos do 2º ano do Colégio Dom João de Aboim da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde. Os alunos das duas turmas realizaram individualmente um desenho alusivo ao fundo do mar. Esta atividade surgiu […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Básica de Vila Verde (Vila Verde)

MEMÓRIA  DESCRITIVA Este projeto de pintura para alunos do oitavo ano, baseia-se num suposto mergulho nas profundezas do oceano Atlântico, que encontramos aqui bem perto da nossa escola, para tentar retratar a riqueza e a diversidade dos seres vivos marinhos […]

Ver a página do trabalho aqui.


Escola Secundária de Vila Verde (Vila Verde)

“O Mar Começa Aqui” MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA Alunos: turma do 9º ano Professora: Kátia Varajão Neste trabalho apresenta-se várias imagens de elementos marinhos como forma de apelar à sensibilização para a proteção das espécies marinhas. A opção pela localização […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vouzela ( 1 trabalho )

Escola Básica de Vouzela (Vouzela)

O peixe selecionado para ser representado foi o barbo, peixe autóctone dos rios Vouga e Zela. O peixe surge acompanhado por diversos produtos/resíduos que são muitas vezes abandonados na Natureza. A cruz vermelha sobre a sargeta representa a necessidade de […]

Ver a página do trabalho aqui.