O Mar Começa Aqui | Pinturas das Escolas 2023/24
Escola Secundária/3 Martinho Árias (Soure)
Memória descritiva da imagem:
Os resultados da cultura do uso do plástico descartável podem ser vistos sempre que se vai a uma praia ou até na prática de mergulho em qualquer parte dos oceanos. De acordo com uma estimativa, até 2050 os oceanos poderão conter por peso, mais plástico do que peixes. Os artigos descartáveis de plástico são o maior grupo mas não o único de resíduos encontrados nas margens do mar: produtos como garrafas de bebida, beatas de cigarros ou cotonetes representam quase metade de todo o lixo marinho. A maneira mais eficaz de resolver o problema é evitar que mais plástico entre no oceano. Foi o que pretendemos com esta ilustração. Não nos focamos nos erros que o Homem tem vindo a cometer mas naquilo que para nós seria o fundo do mar ideal.
Assim, optamos por colocar na nossa ilustração um polvo, animal marinho abundante na nossa costa, o cavalo-marinho, espécie ameaçada na costa algarvia, a tartaruga, como animal que tem vindo a sofrer com os resíduos lançados ao mar, a estrela-do-mar existente em todos os oceanos e diferentes peixes, representando a diversidade de espécies presentes num oceano saudável e em equilíbrio.
A ilustração pretende simbolizar o necessário e urgente envolvimento de cada um de nós na preservação da biodiversidade marinha.
Fotografia com a proposta de imagem a pintar:
Fotografia final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
40.06764, -8.613727 (ver a localização no mapa)
Morada da localização da pintura:
Agrupamento de Escolas Martinho Árias - Soure
Quinta das Nogueiras
3130 - 211 SOURE