O Mar Começa Aqui | Pinturas das Escolas 2023/24

Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)

Memória descritiva da imagem:
O trabalho que agora se apresenta foi realizado na Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis por uma turma do 8º ano constituída por 26 alunos com uma média de idades de 14 anos. O desafio foi lançado na disciplina de Educação Visual (E.V.) pela coordenadora do projeto Eco Escolas, professora Jacinta Rosa Moreira após concertação de ideias com a Senhora Dra. Sónia Magalhães, representante da Câmara Municipal do Porto (CMP) que tem assento no Conselho Eco-Escolas deste estabelecimento de ensino.
Primeiramente analisaram-se os diferentes sumidouros que se encontram na área ajardinada da escola e selecionou-se aquele que pareceu mais adequado ao propósito. Participaram na escolha o professor de E.V. José Alberto Sinde, a coordenadora do projeto e dois elementos da Direção da Escola. No início do segundo período letivo, o professor de E.V. sensibilizou os alunos para a importância da biodiversidade marinha e para o impacto das más práticas quotidianas individuais num bem que é comum: o mar.
Na continuação desta ação de sensibilização, o referido professor apresentou aos alunos o desafio “O Mar começa aqui” como uma possibilidade de trabalho a realizar durante os segundo e terceiro períodos, que o agarraram com entusiasmo, e passou à análise do regulamento com os alunos, à exploração de trabalhos já realizados em anos anteriores no âmbito deste desafio e a divulgação dos referentes da fauna e da flora do nosso mar assim como do lixo nele cada vez mais comum.
De seguida cada aluno deu cumprimento ao trabalho do projeto, que se desenvolveu nas seguintes etapas:
1. visita com os alunos ao sumidouro que será alvo de intervenção, com o levantamento das suas dimensões;
2. desenho técnico em papel A3 e à escala 1/20, do sumidouro e espaço envolvente (projeto)
3. trabalho de pesquisa orientado pela informação disponibilizada em https://services.cienciaviva.pt › recursos › redirect sobre “Animais do nosso mar” com vista à realização de esboços de seres vivos aquáticos da costa portuguesa;
4. trabalho de pesquisa de lixo diverso, mais presente no mar, com realização de esboços;
5. trabalho de esboços de ideias para a composição (criatividade)
6. ante-projeto – seleção e desenvolvimento da ideia a adotar no projeto;
7. projeto , sobre o desenho técnico à escala 1/20, da ideia selecionada (ante-projeto) com aplicação de cor;
8. seleção do trabalho a submeter à apreciação na plataforma Eco-Escolas por parte dos alunos da turma envolvida na atividade.
Espera-se que este trabalho após reflexão conjunta venha a ser enriquecido por contributos pontuais de outros colegas da turma, mantendo-se, contudo, fiel ao trabalho agora apresentado.
Na proposta que agora se submete não figuram ainda logótipos do projeto e do Eco Escolas que nos irão ser posteriormente fornecidos, em stencil, pela CMP, mas estamos conscientes da obrigatoriedade destes elementos figurarem na imagem final.
Com a realização deste trabalho os alunos ficaram sensibilizados para a importância das suas escolhas e atos individuais como contributo para a sustentabilidade da Terra.

Fotografia com a proposta de imagem a pintar:

Fotografia final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.15947831, -8.6218401 (ver a localização no mapa)

Morada da localização da pintura:
A pintura localiza-se no pátio interior da escola, num sumidouro que fica entre a zona do lago (agora transformado em floreira) e o acesso aos ginásios da escola.
A Escola situa-se na rua Infanta Dona Maria, 4050 - 350 Porto.