O Mar Começa Aqui | Pinturas das Escolas 2023/24

Escola Secundária de Gouveia (Gouveia)

Memória descritiva da imagem:
A professora coordenadora, Conceição Simões, que também é docente de Ciências Naturais e Diretora da Turma, da turma que participa no Projeto e a colega Antónia Lopes, docente de Educação Tecnológica divulgaram o concurso "O mar começa aqui" aos alunos.
Participam neste projeto 22 alunos, da turma C, do 7.º ano de escolaridade, da Escola Secundária de Gouveia, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Gouveia, com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos e uma média de idades de 12 anos.
Verificaram qual seria a sarjeta que melhor se adaptava a esta ideia e resolveram projetar o seu desenho numa sargeta no recreio da escola, mas que não tem uma grelha de ferro, mas sim em betão (cimento) com um total de 15 orifícios arredondados, em 3 filas de 5 cada, tal como demonstra o projeto final. A sarjeta mede 80 cm de comprimento e 73 cm de largura.
Neste trabalho pretende-se, através de uma frase mote “O Mar Começa Aqui”, alertar para a importância da água e passar a mensagem pedagógica, “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.
Muitas vezes o lixo que acaba por cair nas sarjetas vai parar aos rios e ao mar, criando um ciclo que se tem tornado cada vez mais presente.
Numa primeira fase foram realizadas pesquisas sobre as espécies marinhas autóctones e sobre a poluição marinha e fluvial, incluindo o rio Mondego.
Na fase seguinte todos os alunos desenharam e pintaram um projeto individual que apresentaram aos colegas e às docentes.
Na última fase, foram analisados todos os projetos individuais e, tendo em conta as diferentes propostas, foi criado um projeto final que contemplou e compilou ideias de diferentes desenhos, tendo sido escolhida essa maqueta como trabalho a apresentar. A imagem escolhida contempla alguns animais marinhos que temos na nossa costa, um polvo, um caranguejo e uma medusa (ou alforreca) e alguns resíduos (saco plástico e cotonete). O polvo está triste com a poluição das águas, encontrando-se a chorar e numa das patas (chamadas de pereópodes) do caranguejo ficou preso um saco plástico, simbolizando a problemática do plástico que atualmente vai parar ao mar.

Fotografia com a proposta de imagem a pintar:

Fotografia final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.490111, -7.596028 (ver a localização no mapa)

Morada da localização da pintura:
Agrupamento de Escolas de Gouveia, Rua Vergilio Ferreira
6290-335, Gouveia - Portugal