O Mar Começa Aqui | Pinturas das Escolas 2023/24
Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia (Peso da Régua)
Memória descritiva da imagem:
No âmbito do Projeto “O mar começa aqui” foi proposta a criação de uma pintura no espaço escolar da Escola Secundária João de Araújo Correia, ao grupo de Artes Visuais, pela responsável do Programa Eco-escolas do Agrupamento. O projeto foi desenvolvido pelos alunos da turma do 10 e 11º anos, na disciplina de Desenho A, num total de 13 alunos.
Após o enquadramento do âmbito, tema e objetivos do projeto, os alunos procederam à realização de diversos estudos, tendo cada aluno selecionado os elementos a representar, numa base de trabalho à escala. Não foram apresentadas condicionantes à expressão artística, tendo os alunos liberdade para proceder às transformações gráficas e cromáticas de acordo com a sua interpretação do tema.
Os estudos finais foram apresentados a uma comissão representativa composto pelos docentes do grupo de Artes Visuais, pela representante do Projeto Eco-escolas e pelos membros da Direção Escolar. Após deliberação foi selecionado o projeto da autoria do aluno José António Borges, do 11º ano, considerando quer a sua qualidade estética quer a adequação ao tema.
Segundo palavras do aluno “Para a representação do trabalho proposto, com base na frase "O MAR COMEÇA AQUI", só me vinha à cabeça o fato de nós humanos termos um grande impacto na forma como as sarjetas e sumidouros são, de certo modo, a porta de entrada para o mar, e como temos um papel importante em não poluir e preservar essas portas, utilizando-as como transporte de correntes de água e chuva.
Com essa ideia em mente recorri à representação de uma figura humana como começo da corrente para o mar. Quis representá-la de uma forma bastante simples e com uma certa expressão preocupada. Depois, o desenho foi fluindo, e achei uma boa ideia fazer a continuação da corrente da água escorrendo pelos dedos, representando os sistemas fluviais e alguma da flora e fauna locais. Essa corrente de água continua a correr em direção ao sumidouro, onde representei alguns animais marinhos da nossa costa marítima: santola, polvo, mexilhão, salmonete, cantaril, sardinha, sardo e peixe-espada preto. O slogan O mar começa aqui percorre o braço da figura humana para sublinhar o papel do homem neste ciclo”.
O projeto conta com o apoio da Autarquia do Peso da Régua que fornecerá todos os materiais necessários à concretização da intervenção.
A execução do projeto estará a cargo dos alunos do 10º e 11º anos (13 alunos), sob orientação da docente de Desenho A.
As várias fases do projeto serão divulgadas através das redes sociais do grupo de Artes Visuais (Instagram – Artes.na.Esjac e Facebook – Artes Esjac) e do Agrupamento
Fotografia com a proposta de imagem a pintar: