O Mar Começa Aqui | Pinturas das Escolas 2023/24

Jardim de Infância de Serpins (Lousã)

Memória descritiva da imagem:
Ao longo do ano letivo, foram desenvolvidos vários projetos de educação ambiental, incidindo sobre a urgência da preservação dos ecossistemas e as boas práticas a adotar para a sustentabilidade ambiental. A Serra da Lousã é atravessada por rios e ribeiros, habitados por espécies autóctones, algumas delas em risco, por ação de fatores humanos e ambientais. A vila de Serpins é serpenteada pelo rio Ceira, dotando-a de espaços naturais e de lazer muito aprazíveis, potenciando a agricultura de subsistência e outras atividades com ele relacionadas.
Foram realizadas visitas a diferentes locais dentro da comunidade, tendo como objetivo proporcionar às crianças o contacto com a enorme riqueza do seu património natural e cultural, reforçando a sua importância e necessidade da sua valorização e proteção. Nestas saídas, as crianças foram sinalizando, nos diferentes percursos efetuados, a existência de lixos abandonados no chão, manifestando o seu desagrado com a situação.
Na sala de atividades, refletimos, em conjunto, sobre esta temática e sobre os seus malefícios para a natureza e para o ambiente. As crianças perceberam que por ação do vento e da chuva todos os lixos que as pessoas, inadvertidamente, deixam cair ao chão, seguem nos cursos de água e vão parar ao mar. Visualizámos algumas imagens sugestivas e pequenos documentários sobre a temática da poluição dos mares, praias e oceanos. As crianças quiseram aprofundar os seus conhecimentos sobre os riscos da poluição dos mares e dos oceanos, quer para as diversas espécies marinhas, quer para as pessoas. Visualizaram pequenos filmes, documentários, ouviram histórias sobre a temática, participaram em conversas de grande grupo. Tiveram muita curiosidade em saber mais sobre as diferentes espécies marinhas e a vida nos oceanos.
Tendo como mote o lema do nosso agrupamento de escolas (AEL) para este ano letivo: DESEJAR…
Os dois grupos de crianças, em conjunto, construíram uma história. Posteriormente realizaram diversas produções gráficas. Em assembleia, com os dois grupos de crianças, entre todas as produções gráficas realizadas, foi escolhido o desenho que propomos para a pintura.
Esta foi a história construída em conjunto:
A estrela do mar e a gaivota
A estrela do mar gostava de viajar. Conhecia os recifes de corais mais lindos de todo o Oceano, onde se divertia, brincando às escondidas com os peixinhos de todas as cores.
Por vezes, pedia aos peixes maiores que a deixassem andar nas suas costas, conhecendo novos amigos e lugares de encantar.
As gaivotas encontravam-na a flutuar na espuma das ondas e contavam-lhe as suas aventuras.
Era feliz, a estrela do mar!
Certo dia ao regressar ao recife de corais, reparou que estes estavam a ficar pálidos, e a perder as suas belas cores! Os peixinhos não apareciam para brincar com ela, tinham desaparecido do recife!
A estrela do mar ficou muito triste, não sabia o que estava a acontecer. Subiu à superfície e deixou-se levar na espuma das ondas. Foi então, que apareceu uma gaivota e lhe perguntou porque é que ela estava tão triste. A estrela do mar contou-lhe que o se havia passado.\ Descobriu, então, pela gaivota, que isso estava a acontecer por causa da ação dos humanos e da poluição. Algumas das suas amigas gaivotas também tinham desaparecido, e outras ficado doentes, quando um navio despejou um líquido muito escuro e espesso no mar, que os humanos chamam de petróleo. O mar estava a ficar cheio de plásticos e de lixo, que os animais marinhos comiam pensando que era alimento.
A estrela do mar e a gaivota decidiram que era hora de agir, e pensar numa solução para este problema tão grave. Reuniram os seus amigos, animais marinhos, que também trouxeram os seus amigos, e todos juntos limparam os mares e as praias, separando os diferentes resíduos nos ecopontos corretos.
Os humanos ficaram muito envergonhados com a sua falta de cuidado com os lixos que produziam. Resolveram repensar as suas atitudes, reduzindo o seu consumo, sendo mais responsáveis, reutilizando os diferentes materiais, reciclando todos os resíduos produzidos, recusando o consumo desnecessário, tornando os ecossistemas mais sustentáveis e o Planeta feliz!

Fotografia com a proposta de imagem a pintar:

Fotografia final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.157792743071, -8.2007826141863 (ver a localização no mapa)

Morada da localização da pintura:
Largo da Feira dos Bois, Serpins
3200-318 Serpins