O Mar Começa Aqui | Pinturas das Escolas 2023/24

Escola Professor Artur Nunes Vidal (Águeda)

Memória descritiva da imagem:
A reciclagem representada nas "ondas" com as cores verde (vidro) e amarela (plásticos e metais) evitará a poluição dos oceanos

Fotografia com a proposta de imagem a pintar:

Fotografia final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.558201, -8.528932 (ver a localização no mapa)

Morada da localização da pintura:
No âmbito das disciplinas de Educação Visual e Educação Artística, os alunos do 2º ciclo da escola Professor Artur Nunes Vidal, cerca de (60 alunos) foram desafiados a entrar nesta viagem, “O mar começa aqui!”.
Para nos ajudar a desenvolver o nosso projeto guiamo-nos pela Metodologia Projetual, o Método de Resolução de Problemas. Na primeira fase, na SITUAÇÃO do problema, como motivação, foi apresentada a proposta aos alunos e sensibilizados para a temática, sobre a problemática da poluição nos oceanos e a necessidade de cada um de nós poder contribuir para minimizar e adotar medidas preventivas.
Depois da motivação inicial na fase de PROBLEMA, os alunos recolheram dados, fotografaram cerca de quatro sarjetas, escolheram a sarjeta que tivesse mais impacto visual, de forma que a nossa mensagem chegasse mais longe! A sarjeta selecionada fica localizada numa zona por onde passam todos os estudantes do 1º Ciclo e encarregados de educação, bem como circulam todos os restantes alunos do 2º e 3º Ciclo.
Na fase de INVESTIGAÇÃO os alunos elaboraram trabalhos de investigação sobre a temática, pesquisaram espécies autóctones local e nacional. Nesta fase desenvolveram várias ideias, vários estudos formais usando a técnica do lápis de grafite. Depois na fase de PROJETO selecionaram uma ideia mais arrojada, e na arte final aplicaram as técnicas dos lápis de cor e da esferográfica preta. Antes de avançarmos para a fase da REALIZAÇÃO, foi selecionado o projeto mais arrojado, segundo critérios de ilustração, criatividade e técnica. O aluno vencedor foi o Salvador Almeida da turma do 6H. A sua composição visual, remete para a importância da reciclagem, uma concha “ecoponto” absorve o lixo antes de ir parar à sarjeta. A sarjeta representa os dentes de uma baleia, que simboliza também a problemática da entrada dos microplásticos na cadeia alimentar. A imagem representa que é urgente termos o cuidado de fazer a reciclagem.
De seguida, de forma entusiasta avançaram a todo o vapor para as pinturas no chão. Etapas da fase de PROJETO: 1º A área a pintar foi previamente lavada; 2º começámos por ampliar à escala o nosso projeto (2,50 por 180 cm), a sarjeta tinha as dimensões e cerca de 60 cm por 24 cm, recortamos moldes em papel de cenário, que depois aplicámos no chão para efetuar contornos (baleia, peixe, algas, concha, estrela e raia).
3º Depois de delimitada a área a pintar, foi aplicada uma camada de primário (tinta branca).
4º Iniciámos as camadas de pintura. Que foi desafiante, tendo em conta o calor extremo, que secava rapidamente e dificultava a pintura. Apesar das dificuldades, gostámos muito do resultado! A Escola ficou mais bonita!
No último dia de aulas, estudantes de outras turmas também colaboraram, também queriam pintar. O feedback positivo e motivador dos mais pequeninos do 1º ciclo foi um verdadeiro incentivo aos artistas pintores, que sentiram que fizeram a diferença e perceberam que o seu trabalho é reconhecido e a mensagem chegou ao destinatário!
“Não existe maior legado do que ensinar aos jovens as ferramentas necessárias para salvar o nosso planeta.“
David Attenborough
Turma envolvida: 16 alunos do 6º ano turma H
Alice Silva
Ana Ferreira
Bruna Gomes
Duarte Melo
Eva Mendes
Jéssica Gomes
Lara Melo
Lucian Lopes
Maria Pereira
Martim Santos
Matias Silva
Nuno Carvalho
Nuno Oliveira
Raquel Lopes
Salvador Almeida
Santiago Moreira
Professora Dinamizadora do Projeto: Cátia Ferreira
Professora Coordenadora do Eco-Escolas: Sandra Alves
Escola Professor Artur Nunes Vidal