O Mar Começa Aqui | Pinturas das Escolas 2023/24
Colégio Teresiano (Braga)
Memória descritiva da imagem:
O desafio “O Mar Começa Aqui” foi lançado a diferentes turmas e anos do Colégio, que apresentaram as mais variadas e criativas propostas. Dos resultados obtidos, foi realizada uma compilação de ideias espelhada na proposta final.
A pintura de chão será realizada por 3 turmas do 5.ºano, cujos alunos têm entre 10 e 11 anos de idade.
Quando falamos na importância da preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, é comum o sentimento de que estamos a lutar contra o tempo. É imperativo uma ação hoje, para remediar erros do passado que se perpetuam e potenciam consequências negativas, é disso exemplo a deposição inadequada de resíduos tanto em ecossistemas terrestres quanto marinhos.
A ampulheta surge como objeto medidor de tempo. Quanto tempo temos para inverter a situação atual e salvar o planeta?
A sarjeta encontra-se inserida na parte central da ampulheta, sobre a qual, está a acontecer uma deposição de resíduos (nomeadamente a descarga de óleos domésticos, representada por cores de perigo).
Assim, na sua passagem para a parte inferior, assistimos à alteração do aspeto natural e saudável, através da cor e composição de um peixe (representativo dos ecossistemas marinhos), que passa a adquirir a cor dos resíduos e a sua metamorfose a esqueleto.
Compete ao Homem, numa postura de Cidadania Ativa, a capacidade de rodar a ampulheta, para que o peixe possa recuperar a sua cor e aspeto natural e possa prosperar.
Fotografia com a proposta de imagem a pintar: