2024 – 2025 | PROJETOS ECO-ESCOLAS | O mar começa aqui – Regulamento Escolas

NOTA PRÉVIA

Para participar neste projeto, é necessária a inscrição prévia do município. Sem a inscrição do município, a escola não terá acesso ao formulário de inscrição e de colocação dos trabalhos. A escola pode inscrever-se até 28 de fevereiro de 2025.
Quando o município estiver inscrito, a escola, ao aceder à plataforma Eco-Escolas e às atividades, conseguirá visualizar o local onde poderá inscrever-se. Caso contrário, a escola deverá contactar o município para que este entre na Plataforma e proceda à sua inscrição.

Metodologia
  • Aderem ao projeto, motivando os alunos a envolver-se e a participar desde a fase de apresentação de propostas de pinturas até ao momento da divulgação e partilha;
  • Desenvolvem internamente o processo para seleção de uma imagem que represente a escola;
  • Submetem a imagem na plataforma Eco-Escolas;
  • Divulgam o projeto pelos meios ao seu alcance;
  • Realizam as pinturas, em articulação com a autarquia e a participação dos alunos;
  • Enviam para a ABAAE a memória descritiva e fotografias das pinturas que realizaram.
Características da proposta de imagem a pintar
  • A proposta de imagem a pintar na sarjeta/sumidouro deve incluir a representação de espécies marinhas e fluviais, em particular as autóctones.
  • A proposta de imagem deverá ser digitalizada/fotografada e submetida na plataforma Eco-Escolas.
  • As cores utilizadas ficam ao critério da escola.
  • A dimensão da imagem deve ter em consideração o tamanho da sarjeta/sumidouro. O protótipo de imagem enviada deve incluir a relação entre a pintura e a sarjeta/sumidouro (escala).
  • Deverá conter a frase “O mar começa aqui” e integrar os logótipos do projeto e do Eco-Escolas (fornecidos pela ABAAE). Sugere-se ainda que podem integrar outros logótipos/assinaturas (exemplo: do município, escola e parceiros do projeto).
  • Cada escola pode concorrer apenas com uma imagem.
FASE I – INSCRIÇÃO
  • Nome da Escola;
  • Nome do/a Professor(a) Coordenador(a); Email do/a Professor(a) Coordenador(a); Nº de Telefone;
  • Memória descritiva da imagem;
  • Fotografia com a proposta de imagem a pintar.

 

Fase II – APROVAÇÃO
  • Aprovação por parte do município;
  • Nº de sarjetas a pintar dentro da escola;
  • Nº de sarjetas a pintar fora da escola;
  • Data prevista para fornecimento das tintas e realização das pinturas pela escola;
  • Aprovação da ABAAE

 

FASE III – EXECUÇÃO
  • Memória descritiva (breve explicação de como decorreu o processo – apoios, seleção da imagem, materiais utilizados, envolvimento dos alunos)
  • Fotografia final para concurso, com a sarjeta pintada (fotografia única);
  • Outras fotos de execução da pintura (máx. 6 fotografias);
  • Localização da pintura.

 

Critérios de Avaliação

Após a submissão dos “trabalhos” realizados pelas escolas, será realizado um concurso que terá em consideração os seguintes critérios de avaliação:

Cumprimento do regulamento:

  • Imagem com a frase “O MAR COMEÇA AQUI”,
  • Presença do logótipo do projeto;
  • Logótipo Eco-Escolas.
1 – 3 pontos
(1 p/ cada)
Criatividade e originalidade das pinturas realizadas. 1 – 5 pontos
Técnica e qualidade das imagens pintadas. 1 – 5 pontos
Envolvimento dos alunos na atividade nas várias fases (nº de alunos, realização de concursos, participação na pintura). 1 – 5 pontos
Impacto e pertinência da mensagem transmitida. 1 – 2 pontos

 

Júri

Os projetos serão avaliados pela ABAAE, por elementos da Comissão Nacional do Eco-Escolas e por representantes do Grupo Águas de Portugal, nomeadamente a Águas do Centro Litoral e a Águas do Tejo Atlântico. Posteriormente, poderão aderir mais entidades.

Prémios

Serão premiadas no Concurso Nacional 3 escolas, que irão receber um prémio a determinar, enquanto que as escolas distinguidas com Menção Honrosa irão receber um prémio a determinar.

Serão ainda premiadas 3 escolas a nível regional nas regiões servidas pelas entidades parceiras.

Prazos e calendarização

Formação

As entidades parceiras disponibilizam, mediante comunicação direta, formações que podem incluir visitas a ETAR’s e atividades de educação ambiental. Estas formações, organizadas e executadas pelas entidades parceiras, oferecem uma oportunidade única para as escolas enriquecerem o conhecimento dos alunos sobre sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos.