NOTA PRÉVIA
Para participar neste projeto, é necessária a inscrição prévia do município. Sem a inscrição do município, a escola não terá acesso ao formulário de inscrição e de colocação dos trabalhos. A escola pode inscrever-se até 28 de fevereiro de 2025.
Quando o município estiver inscrito, a escola, ao aceder à plataforma Eco-Escolas e às atividades, conseguirá visualizar o local onde poderá inscrever-se. Caso contrário, a escola deverá contactar o município para que este entre na Plataforma e proceda à sua inscrição.
Metodologia
- Aderem ao projeto, motivando os alunos a envolver-se e a participar desde a fase de apresentação de propostas de pinturas até ao momento da divulgação e partilha;
- Desenvolvem internamente o processo para seleção de uma imagem que represente a escola;
- Submetem a imagem na plataforma Eco-Escolas;
- Divulgam o projeto pelos meios ao seu alcance;
- Realizam as pinturas, em articulação com a autarquia e a participação dos alunos;
- Enviam para a ABAAE a memória descritiva e fotografias das pinturas que realizaram.
Características da proposta de imagem a pintar
- A proposta de imagem a pintar na sarjeta/sumidouro deve incluir a representação de espécies marinhas e fluviais, em particular as autóctones.
- A proposta de imagem deverá ser digitalizada/fotografada e submetida na plataforma Eco-Escolas.
- As cores utilizadas ficam ao critério da escola.
- A dimensão da imagem deve ter em consideração o tamanho da sarjeta/sumidouro. O protótipo de imagem enviada deve incluir a relação entre a pintura e a sarjeta/sumidouro (escala).
- Deverá conter a frase “O mar começa aqui” e integrar os logótipos do projeto e do Eco-Escolas (fornecidos pela ABAAE). Sugere-se ainda que podem integrar outros logótipos/assinaturas (exemplo: do município, escola e parceiros do projeto).
- Cada escola pode concorrer apenas com uma imagem.
FASE I – INSCRIÇÃO
- Nome da Escola;
- Nome do/a Professor(a) Coordenador(a); Email do/a Professor(a) Coordenador(a); Nº de Telefone;
- Memória descritiva da imagem;
- Fotografia com a proposta de imagem a pintar.
Fase II – APROVAÇÃO
- Aprovação por parte do município;
- Nº de sarjetas a pintar dentro da escola;
- Nº de sarjetas a pintar fora da escola;
- Data prevista para fornecimento das tintas e realização das pinturas pela escola;
- Aprovação da ABAAE
FASE III – EXECUÇÃO
- Memória descritiva (breve explicação de como decorreu o processo – apoios, seleção da imagem, materiais utilizados, envolvimento dos alunos)
- Fotografia final para concurso, com a sarjeta pintada (fotografia única);
- Outras fotos de execução da pintura (máx. 6 fotografias);
- Localização da pintura.
Critérios de Avaliação
Após a submissão dos “trabalhos” realizados pelas escolas, será realizado um concurso que terá em consideração os seguintes critérios de avaliação:
Cumprimento do regulamento:
|
1 – 3 pontos (1 p/ cada) |
Criatividade e originalidade das pinturas realizadas. | 1 – 5 pontos |
Técnica e qualidade das imagens pintadas. | 1 – 5 pontos |
Envolvimento dos alunos na atividade nas várias fases (nº de alunos, realização de concursos, participação na pintura). | 1 – 5 pontos |
Impacto e pertinência da mensagem transmitida. | 1 – 2 pontos |
Júri
Os projetos serão avaliados pela ABAAE, por elementos da Comissão Nacional do Eco-Escolas e por representantes do Grupo Águas de Portugal, nomeadamente a Águas do Centro Litoral e a Águas do Tejo Atlântico. Posteriormente, poderão aderir mais entidades.
Prémios
Serão premiadas no Concurso Nacional 3 escolas, que irão receber um prémio a determinar, enquanto que as escolas distinguidas com Menção Honrosa irão receber um prémio a determinar.
Serão ainda premiadas 3 escolas a nível regional nas regiões servidas pelas entidades parceiras.
Prazos e calendarização
Formação
As entidades parceiras disponibilizam, mediante comunicação direta, formações que podem incluir visitas a ETAR’s e atividades de educação ambiental. Estas formações, organizadas e executadas pelas entidades parceiras, oferecem uma oportunidade única para as escolas enriquecerem o conhecimento dos alunos sobre sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos.