O Mar Começa Aqui | Relatórios dos Municípios 2024/25

Município de Ovar

Memória descritiva:

I) Como motivou à participação das suas escolas?
As escolas do Concelho de Ovar e inscritas na ABAAE, são escolas com bastante experiência nos projetos Eco Escolas e consequentemente têm Coordenadores, Professores, Auxiliares e Alunos que se motivam a eles próprios. Cada ano que passa fazem tudo para alcançar aquilo a que se propuseram.
No entanto, existem outras escolas que continuam a preferir realizar projetos dentro das suas escolas, mas que não querem inscrever-se na ABAAE.
O Município faz o seu papel de motivar as mesmas, mas sem sucesso.

Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
As 8 das 16 escolas inscritas neste ano escolar, foram apoiadas com packs de tintas e pincéis, como já é habitual em anos transatos.

Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre temáticas relacionadas com o ciclo de água, ecossistemas marinhos, poluição marinha e/ou técnicas de pinturas de exterior?
Dentro do PEA - Programa de Educação Ambiental, afeto à Divisão do Ambiente, foram programadas Limpezas de Praia, sessões de "Salva a tua Praia", onde se fala e ensinam aspetos da nossa zona Dunar e palestras com várias temáticas como: Sistema Dunar, Erosão Costeira, Alterações Climáticas e Lixo Marinho. O PEA é lançado no inicio do ano escolar e os professores inscrevem as suas turmas.

Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas?
Apesar de estar sempre em contato com os coordenadores e professores responsáveis pelo projeto, infelizmente não houve disponibilidade para tal.

V) Como comunicou o projeto?
Através da apresentação do PEA, no inicio do ano escolar.

Fotografias:

Fotografias do Município:

Outras informações (opcional):

Envolvimento dos participantes:
As escolas inscritas, além de todo o trabalho que têm durante todo o ano escolar, esforçam-se imenso em realizar e concluir todos os projetos onde se inscrevem.
Os Coordenadores, Professores, não Docentes e Alunos, fazem um trabalho extraordinário. Estão sempre de parabéns!

Partilha das principais dificuldades detetadas:
Além do tempo disponível ser muito curto, o mau tempo que assolou vários locais do concelho de Ovar, veio atrasar imenso a realização das pinturas, além da época de exames que já começou e que retém todo o tempo disponível.
Tudo foi realizado como pode ser.

Outras observações:
Devido a problemas de foro de saúde de vários elementos do Externato de S. Miguel, foi decidido pela escola não realizar este projeto.