O Mar Começa Aqui | Relatórios dos Municípios 2024/25
Município do Funchal
Memória descritiva:
I) Como motivou à participação das suas escolas?
A Câmara Municipal do Funchal através da Unidade de Sensibilização Ambiental procedeu à divulgação do projeto “O Mar Começa Aqui” às Escolas inscritas no Programa Eco-Escolas / Coordenadores, através de email.
Ii) Apoiou as escolas com recursos (humanos e/ou materiais)? Quais?
O Município do Funchal apoiou pelo 4.º ano consecutivo a implementação da atividade “O Mar começa Aqui”. as pinturas foram realizadas pela comunidade educativa de cada estabelecimento, numa sarjeta ou sumidouro, dentro do recinto escolar. O Município apoiou este projeto através da cedência de tintas, 5 cores diferentes, azul, amarela, vermelha, branca e preta, além das tintas, disponibilizou também pincéis e stencils.
Ao longo de todo o ano o Município disponibiliza atividades educativas subordinadas aos temas, ambiente e biodiversidade, destas atividades podem surgir ideias para a participação no projeto “O Mar começa Aqui”.
Projeto Educativo Municipal - https://pem.funchal.pt
Iii) Organizou, na qualidade de promotor ou parceiro, formações/workshops sobre temáticas relacionadas com o ciclo de água, ecossistemas marinhos, poluição marinha e/ou técnicas de pinturas de exterior?
Através do plano educativo Municipal ((https://pem.funchal.pt/ ) o município disponibiliza um vasto leque de atividades como, ações de sensibilização/informação, visitas orientadas, jogos educativos sobre várias temáticas ambientais: água, energia, biodiversidade terrestre e marinha, floresta, resíduos sólidos, compostagem, alimentação saudável, alterações climáticas, espaços verdes. quando possível, o Município disponibiliza um autocarro para facilitar a participação nestas atividades, coordenando também todo o apoio logístico que envolve. Esta é uma forma de garantir que a comunidade educativa possa participar de uma forma equitativa nas atividades dinamizadas nos vários Equipamentos de Educação Ambiental do Município: Estação de Triagem e Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos, Estação de Biologia Marinha, Parque Ecológico do Funchal, Museu de História Natural e Pólo de Educação Ambiental – Águas Residuais do Funchal, bem como a outros espaços geridos pela Autarquia onde são dinamizadas as ações atrás mencionadas.
Ao longo do ano, a autarquia dinamiza também vários concursos e desafios de cariz ambiental, como é o caso do concurso "Uma Escola, Um Jardim" cedendo terra e algumas plantas quando solicitado pelos Estabelecimentos de Ensino concorrentes, de forma a fomentar a criação de espaços exteriores nas escolas de qualidade (jardim e/ou horta), dinamiza também o concurso, “Presépio Ecológico”, o concurso “Eu desenho no jardim”, o concurso “Desenha o teu ambiente”, o desafio de Escrita criativa sobre a biodiversidade local, o desafio de expressão plástica “Clean Up the World – Limpar o Funchal do Mar à Serra”, o Festival de Teatro Ambiental “Atitude Verde por um Planeta Saudável”, entre outros.
Iv) Acompanhou a pintura das suas escolas?
Nas reuniões do Conselho Eco-Escolas; por email e telefone
V) Como comunicou o projeto?
Inicialmente, as Eco-Escolas são contactadas através de e-mail de forma a ficarem a conhecer o projeto.
Após a execução dos projetos o Município divulga os os trabalhos realizados no Projeto Educativo Municipal e nas redes sociais do Município, nomeadamente Facebook Ambiente Funchal. ~
https://pem.funchal.pt/projeto-muros-com-vida/
https://pem.funchal.pt/projeto-muros-com-vida/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR2IJIq2ga2wVl7MUPXyAm9Qoben0lsQ0fu27-ds7lBmWZYsOmT-8CVFm7E_aem_kue4ScfzC6zONVHnnNCoGA
Fotografias:
Fotografias do Município: