O Mar Começa Aqui | Pinturas das Escolas 2024/25
Escola EB1 do Bairro da Socasa (Azambuja)
Memória descritiva da imagem:
A ideia de participação no projeto "O mar começa aqui" surge porque há 4 sarjetas no pátio e, como temos 4 turmas, uma de cada ano, decidimos avançar com 4 desenhos e, cada um deles tem uma pequena descrição, fazendo assim a memória descritiva do trabalho.
1 - O desenho mostra um peixe autóctone, uma truta, nadando em um fluxo de água que sai da sarjeta, mas sendo forçado a engolir garrafas de plástico. Assim, esta proposta visa conscientizar sobre o impacto da poluição urbana nos ecossistemas aquáticos, alertando para a importância do descarte correto dos resíduos.
2 - Ilustra espécies aquáticas autóctones para conscientizar sobre a importância da preservação dos ecossistemas fluviais e marinhos, reforçando assim, a ideia de que tudo o que entra na sarjeta pode impactar diretamente a vida aquática.
3 - Esta pintura retrata um ecossistema fluvial, destacando a importância da preservação da água. No centro, uma grande truta nada em meio a um riacho, acompanhada por sapos, uma pequena carpa e folhas de nenúfar, representando a fauna autóctone. A cena alerta para a poluição, com um saco plástico prestes a ser engolido pelo peixe, enfatizando o impacto dos resíduos despejados nas ruas e sarjetas sobre os habitats aquáticos.
4 - Neste ambiente aquático, pedaços de plástico e lixo flutuam e espalham-se pelo fundo do mar, destacando o impacto humano nos oceanos. Entre os resíduos, duas espécies de peixe nadam, tentando sobreviver em um habitat degradado. A composição evidencia a fragilidade do ecossistema marinho e a urgência da preservação dos oceanos.
Fotografia com a proposta de imagem a pintar: