O Mar Começa Aqui | Pinturas das Escolas 2024/25

Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar (Ovar)

Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva do projeto:
Pelo quinto ano consecutivo, a nossa escola participa no projeto “O mar começa aqui”. O ano passado, o nosso trabalho foi um dos vencedores deste concurso o que nos entusiasmou para continuar e fazer, se possível, ainda melhor. Como é habitual foi lançado e divulgado o concurso pela professora da disciplina de Ciências Naturais, coordenadora do programa Eco-Escolas na nossa escola. A proposta foi lançada a todas as turmas do ensino básico (12 turmas) e ainda ao grupo de alunos que integra o Ecoclube Júlio Dinis, com idades entre os 12 e os 17 anos. Após a entrega dos trabalhos, foi efetuada a escolha do vencedor por um júri constituído por representantes do Conselho Eco-Escolas. O meu desenho foi o vencedor!
O meu desenho representa diferentes seres vivos presentes no oceano e que integram as cadeias alimentares deste ecossistema. São alguns peixes muito coloridos, moluscos, como a estrela-do-mar, caracóis marinhos, e também algas que são a base das cadeias alimentares. Contudo, muitos destes seres vivos estão doentes devido à poluição que chega ao oceano proveniente do ambiente terrestres e da atividade humana. Um destes poluentes são os óleos alimentares que podem chegar ao oceano também pelas sarjetas, quando as pessoas os lá despejam inadequadamente, em vez de os depositarem no oleão. O óleo é muito prejudicial à vida presente no ambiente aquático, porque, pela sua menor densidade, fica à superfície da água, impedindo a passagem da luz necessária para que as algas possam fazer a fotossíntese. Assim, vão ser afetadas todas as cadeias alimentares, levando à morte de muitos seres vivos que não conseguem resistir a este poluente. Ao mesmo tempo, como consequência dessa poluição, a diminuição da taxa de fotossíntese, devido à morte do fitoplâncton, vai provocar a diminuição de oxigénio dissolvido na água e o aumento de dióxido de carbono (CO2), levando ao aumento do efeito de estufa, contribuindo assim para o aquecimento global. No desenho observam-se os peixes, que, com um ar triste, fogem da proximidade da sarjeta, uma vez que nela está a ser despejado óleo! Estes peixes morrem por asfixia, devido à falta de oxigénio para entrar nas suas brânquias. É importante saber que 1L de óleo pode poluir cerca de 1 000 000 de litros de água! A mensagem que quero transmitir é a de que, para conservarmos a biodiversidade do oceano, devemos reciclar os óleos alimentares, colocando-os no oleão mais próximo de casa. Desta forma estamos a contribuir para a conservação dos ecossistemas aquáticos, permitindo que os jovens peixes possam crescer e assim assegurar a renovação da biodiversidade. Com esta ação estamos também a contribuir para travar o aquecimento global, uma vez que os oceanos são os principais sumidouros do dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, um dos principais gases com efeito de estufa.
As sarjetas são a porta de entrada de muitos dos resíduos que são erradamente colocados para o chão e assim chegam aos oceanos! As sarjetas da escola estão limpas, mas as sarjetas da rua, continuam a ter essencialmente plásticos e pontas de cigarro no fundo!
As sarjetas que se encontram no recinto escolar em frente ao edifício (zona nascente) e a que se encontra na zona sul, estão todas pintadas como resultado da participação da escola no concurso “O mar começa aqui”! Todos gostamos de ver os desenhos! Espero que o desenho deste ano, chame a atenção das pessoas, pelo colorido dos peixes, pela sua expressão triste, e que a mensagem que é transmitida sensibilize as pessoas que passam e observam a pintura!
Com gestos simples como este: colocar os óleos alimentares no oleão, conseguimos proteger a vida dos oceanos!
Talvez esta imagem desperte a atenção das pessoas e as leve a pensar melhor nas consequências dos seus atos, muitas vezes irrefletidos, sobre a natureza e as faça mudar! Preservar o Planeta não é uma tarefa que devemos deixar para os outros, é uma tarefa de todos, porque ela é indispensável para a nossa sobrevivência!
Este ano vamos pintar a sarjeta que se encontra do lado norte do edifício escolar, na zona de acesso ao pavilhão desportivo e à cantina da escola. Antes de iniciar o esboço do meu desenho, medi a sarjeta para determinar a escala que poderia utilizar no desenho.
Medidas da sarjeta:
Sarjeta na zona Norte do recinto escolar:
Comprimento: 56 cm; Largura: 36 cm
A sarjeta do meu desenho tem as seguintes dimensões:
Comprimento: 10 cm; Largura: 7 cm.
Assim a escala do meu desenho é de, aproximadamente, 1:6 (cm) (1 cm no desenho equivale a 6 cm na realidade).
Aluna: Siri Jaeckiin, 9.º D; idade: 14 anos.
Professora coordenadora do projeto: Sisandra Lurdes de Campos Sousa
Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar

Fotografia com a proposta de imagem a pintar: