O Mar Começa Aqui | Pinturas das Escolas 2024/25

Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)

Memória descritiva da imagem:
Memória Descritiva – Projeto de Pintura da Valeta: “O Mar Começa Aqui”
1. Enquadramento
Esta memória descritiva refere-se ao projeto de pintura de uma valeta realizado com as turmas do 5.ºE, 5.ºF, 6.ºE, 6.ºF e 6.ºH, no âmbito do programa “O Mar Começa Aqui”, integrado nas iniciativas da Eco Escolas, em colaboração com a Câmara Municipal da Lousã. O tema central da pintura são figuras representativas do ecossistema fluvial e costeiro de Portugal.
A escolha deste tema relaciona-se com o contexto geográfico da Lousã, que embora se encontre longe do mar, é atravessada por cursos de água como o rio Arouce, o rio Ceira e a ribeira de São João. A intervenção artística procurou sensibilizar os alunos para a interligação entre rios e oceanos, alertando para o impacto da poluição fluvial, frequentemente transportada pelas valetas até ao mar, com consequências devastadoras para os ecossistemas aquáticos.
Este projeto promoveu a articulação entre educação artística, educação ambiental e o desenvolvimento de uma consciência ecológica e cidadania ativa, incentivando a responsabilidade coletiva na conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos.
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2. Objetivos
• Educação Ambiental: Sensibilizar os alunos para a importância da proteção e conservação dos ecossistemas fluviais e marinhos.
• Expressão Artística: Estimular a criatividade e expressão individual dos alunos através da pintura mural.
• Trabalho Colaborativo: Fomentar o espírito de equipa, a cooperação e o envolvimento cívico dos estudantes.
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3. Descrição dos Elementos Representados
Polvo
• Características: Animal marinho invertebrado, altamente inteligente e com grande capacidade de camuflagem.
• Importância: Predador fundamental no ecossistema marinho, ajudando no controlo de populações.
• Desenho: Representado com os tentáculos em movimento, simbolizando a urgência de soluções para os problemas ambientais causados pelo ser humano.
Gaivota
• Características: Ave costeira adaptada a ambientes urbanos e litorais, com voo ágil e grito característico.
• Importância: Indicadora da saúde dos ambientes costeiros, também vítima da poluição por plásticos.
• Desenho: Representada pousada sobre uma pedra, entre o rio e o mar, simbolizando a ligação entre os dois ambientes e a necessidade de protegê-los como um sistema interdependente.
Estrela-do-mar
• Características: Equinoderme com capacidade regenerativa e corpo de simetria radial.
• Importância: Participa no equilíbrio ecológico como predador e presa.
• Desenho: Pintada com cores vibrantes, evocando a regeneração dos ecossistemas marinhos.
Caranguejo
• Características: Crustáceo de corpo achatado e patas adaptadas à escavação e locomoção.
• Importância: Atua como reciclador natural, alimentando-se de detritos e pequenos invertebrados.
• Desenho: Dentro e fora da “mancha azul” para alertar sobre a ligação entre o solo urbano e o mar, e a importância da gestão de resíduos.
Garça-real
• Características: Ave esguia de pernas longas, habitante de zonas húmidas.
• Importância: Indicadora da qualidade das zonas ribeirinhas e do equilíbrio ecológico.
• Desenho: Representada junto a juncos, observando atentamente o ambiente aquático.
Guarda-rios (martim-pescador)
• Características: Pequena ave de cores vibrantes, possui um bico longo e afiado, ideal para pescar pequenos peixes.
• Importância: Espécie indicadora da qualidade da água, pois depende de rios limpos e bem preservados para se alimentar e reproduzir.
• Desenho: Representado empoleirado num ramo, simbolizando a vigilância da natureza e a importância de manter os rios saudáveis e livres de poluição.
Chapim-azul
• Características: Pequena ave de cores vivas, é ágil, curiosa e muito ativa.
• Importância: Contribui para o controlo de pragas ao alimentar-se de insetos, desempenhando um papel importante na manutenção do equilíbrio ecológico.
• Desenho: Representado entre ramos floridos, o chapim-azul transmite a vida, a cor e a delicada beleza da natureza
Lontra
• Características: Mamífero semi-aquático, ágil nadadora e de hábitos noturnos.
• Importância: Espécie protegida, sensível à poluição da água e à destruição do habitat.
• Desenho: Brincando na água, destacando a importância de ambientes limpos para a sobrevivência da espécie.
Rã-verde
• Características: Anfíbio comum em rios e charcos, sensível à qualidade da água.
• Importância: Indicadora ecológica de ambientes saudáveis, controla populações de insectos.
• Desenho: Pousada em nenúfares, realçando a diversidade anfíbia.
Lagarto-da-água
• Características: Réptil associado a zonas ribeirinhas, espécie endémica da Península Ibérica, destaca-se pela habilidade em nadar e permanecer submerso por vários minutos.
• Importância: Controla populações de insetos e outros pequenos animais.
• Desenho: Em destaque, alertando para a necessidade de preservação de habitats específicos.
Salamandra-lusitânica
• Características: Anfíbio endémico da Península Ibérica, de hábitos discretos.
• Importância: Espécie ameaçada, símbolo da biodiversidade lusitana.
• Desenho: Em destaque, alertando para a necessidade de preservação de habitats específicos.
Cobra-rateira
• Características: Réptil não venenoso, comum em áreas fluviais.
• Importância: Controla populações de roedores, sendo parte essencial da cadeia alimentar.
• Desenho: Enrolada suavemente perto de pedras, remetendo à discrição e importância invisível de algumas espécies.
Coruja-branca
• Características: Ave noturna de voo silencioso e visão apurada.
• Importância: Controla populações de roedores, essencial no equilíbrio dos ecossistemas.
• Desenho: Representada em posição de observação, como guardiã da natureza.
Pato-real
• Características: Ave aquática de cores distintas, especialmente o macho.
• Importância: Essencial nos ecossistemas fluviais, tanto como consumidor como presa.
• Desenho: Representada entre juncos, transmitindo harmonia e equilíbrio.
Ouriço-caixeiro
• Características: Mamífero terrestre noturno e insetívoro, com corpo coberto de espinhos.
• Importância: Controla pragas e contribui para o equilíbrio dos solos.
• Desenho: Em terra, próximo das flores, unindo o mundo terrestre ao aquático.
Libelinha
• Características: Inseto característico de zonas ribeirinhas, considerada um dos primeiros insetos a surgir na terra.
• Importância: Alimenta-se de moscas e mosquitos, indicador da qualidade da água e da saúde do ecossistema.
• Desenho: Desenhada entre as flores, como símbolo de cor, harmonia e fragilidade dos ecossistemas.
Papoilas, maias, rosmaninho, junco e cardo- marítimo
• Importância: Representam a flora nativa e a beleza natural dos ecossistemas ribeirinhos e costeiros.
• Desenho: Dispostas ao longo da valeta, emolduram os animais e reforçam a mensagem de biodiversidade, harmonia e resiliência dos ecossistemas.
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4. Processo de Realização
Planeamento e Esboço
• Escolha da valeta e definição da área a pintar, representando os dois ecossistemas, fluvial e costeiro.
• Sessão inicial de brainstorming com as turmas para escolha dos elementos.
• Realização de esboços individuais e em grupo, com base na pesquisa dos ecossistemas portugueses.
Divisão de Tarefas
• Os alunos foram organizados em equipas por elementos temáticos.
• Distribuição de funções como desenho, pintura, apoio logístico e manutenção dos materiais.
Execução do Mural
• Transferência dos desenhos finais para a valeta com giz.
• Pintura com tintas acrílicas resistentes ao exterior.
• Trabalho supervisionado e orientado pela professora, promovendo a autonomia e colaboração.
Finalização e Revisão
• Realização de retoques finais para uniformizar o mural.
• Aplicação dos logótipos dos projetos “O Mar Começa Aqui”, “Eco-Escolas” e da Câmara Municipal da Lousã.
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Fotografia com a proposta de imagem a pintar:

Fotografia final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
40.121678655316, -8.2309720953827 (ver a localização no mapa)

Morada da localização da pintura:
Escola Básica nº1 da Lousã
Rua do Bordão, 3200-389 Lousã