O Mar Começa Aqui | Pinturas das Escolas 2024/25

Escola Básica Vallis Longus (Valongo)

Memória descritiva da imagem:
O MAR COMEÇA AQUI… | Memória Descritiva
Agrupamento Escolas Vallis Longus | Valongo
A participação no projeto “O mar começa aqui” foi logo bem recebido pelos alunos e considerada como um desafio rico em novas experiências e aprendizagens. No entanto, como alguém disse muito espontaneamente, “estamos em Valongo, não há mar…”. Não há mar, mas há o Rio Ferreira e o Rio Simão. E, por toda a cidade, há ainda as zonas impermeáveis como os telhados e as valetas, sendo que toda a água é conduzida para o mar através das sarjetas, sumidouros e coletores subterrâneos.
A água que tomba do céu e a que passa para consumo nas nossas casas é devolvida aos cursos naturais de água, com ela segue tudo o que descartamos e não é colocado devidamente nos centros de recolha de lixo, pois tudo o que cai no chão, vai parar ao mar.
Do debate em aula sobre as diferentes temáticas que envolvem este problema ambiental, a que mais se destacou foi a poluição marinha e o impacto que esta tem nos distintos ecossistemas que estão direta ou indiretamente ligados aos mares. Assim, cada aluno delineou o conceito do seu projeto e dos quais de destacam: os mares poluídos, o lixo que descartamos em terra, a era dos Descobrimentos, a literatura infantojuvenil e o cinema de ficção.
De todos, dois foram escolhidos por maioria por apresentarem uma visão diferente - a responsabilidade que nós como herdeiros dos Descobridores temos na proteção dos mares e oceanos. Estes dois projetos escolhidos pela turma, foram fundidos num só e cada elemento que o constitui tem uma simbologia própria:
. Farol - todos os que vigiam e cuidam dos mares e oceanos;
. Barco – o sonho de uma relação sustentável com os mares e oceanos;
. Arca do tesouro: a riquezas dos seus ecossistemas específicos dos mares e oceanos.
“E os marinheiros gritavam de espanto quando viam um rapaz agarrado à cauda do golfinho. Mas eles mergulhavam e desciam ao fundo do mar para não serem pescados.
Aí estavam os antigos navios naufragados com os seus cofres carregados de oiro e os seus mastros quebrados cobertos de anémonas e conchas.” (in A menina do mar, Sophia de Mello Breyner Andresen)
Objetivos
a) Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa;
b) Alertar e sensibilizar a população em geral e para a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos;
c) Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.
Recursos humanos | alunos do 6ºF (2023/2024) e que em 2024/2025 formaram a turma E do 7º; professora de Educação Visual e de Cidadania e Desenvolvimento.
Recursos materiais | em sala de aula - material individual do aluno; no exterior da sala – pau de giz branco, pincéis e trinchas de tamanhos variados, tinta aquosa 100% acrílica (amarelo, vermelho, azul, preto e branco), sacos ou cartão para proteção do piso/chão; copos de vidro de iogurte para mistura das tintas, trapos e balde com água para limpeza de material.

Fotografia com a proposta de imagem a pintar: