O Mar Começa Aqui | Pinturas das Escolas 2024/25
Jardim de Infância dos Olivais (Coimbra)
Memória descritiva da imagem:
1ª Fase
Memória descritiva da imagem:
Ao longo do ano letivo, foram desenvolvidos diversos projetos de educação ambiental, incidindo sobre a urgência da preservação dos ecossistemas e das boas práticas a adotar para a sustentabilidade ambiental. O rio Mondego nasce na serra da Estrela percorre montes e vales, atravessa a cidade de Coimbra, descansa nos campos verdejantes do Mondego indo desaguar à Figueira da Foz. As crianças conhecem bem o seu rio, os espaços naturais e de lazer junto ao seu leito, onde aos fins de semana se passeiam ou descansam com as suas famílias. O Parque Verde, as suas praias fluviais, o Parque da Canção, o Clube Náutico com os diferentes desportos aquáticos, caracterizam a cidade e fazem parte das vivências de todos os seus habitantes.
Com as crianças fizemos pesquisas na internet sobre a biodiversidade do seu rio. As crianças ficaram a conhecer diversas espécies de peixes, e os seus nomes. Impressionou-os sobretudo conhecer a lampreia e o seu ciclo de vida. Perceberam que esta espécie está em risco devido às obras a que o rio foi sujeito. Ficaram a conhecer melhor as cegonhas e as garças que vivem nos campos do Mondego.
Na realização de visitas a diferentes locais da comunidade, as crianças foram sinalizando, nos diferentes percursos efetuados, a existência de lixos abandonados no chão, manifestando o seu desagrado com a situação.
Na sala de atividades, refletimos, em conjunto, sobre esta temática e sobre os seus malefícios para a natureza e para o ambiente. As crianças perceberam que por ação do vento e da chuva todos os lixos que as pessoas, inadvertidamente, deixam cair ao chão, seguem nos cursos de água e vão parar ao mar. Visualizámos algumas imagens sugestivas e pequenos documentários sobre a temática da poluição dos mares, praias e oceanos. As crianças quiseram aprofundar os seus conhecimentos sobre os riscos da poluição dos mares e dos oceanos, quer para as diversas espécies marinhas, quer para as pessoas. Visualizaram pequenos filmes, documentários, ouviram histórias sobre a temática, participaram em conversas de grande grupo. Tiveram muita curiosidade em saber mais sobre as diferentes espécies marinhas e a vida nos oceanos.
Os três grupos de crianças, em conjunto, construíram uma história. Posteriormente realizaram diversas produções gráficas. Em assembleia, com os dois grupos de crianças, entre todas as produções gráficas realizadas, foi escolhido o desenho que propomos para a pintura.
Esta foi a história construída em conjunto:
Um Mar limpinho para os animais marinhos!
Era uma vez um mar onde todas as crianças gostavam de ir passear com as suas famílias. Quando chega o calor do verão a praia desse mar, enche-se de gente que vai mergulhar nas suas ondas. As crianças fazem castelos de areia e brincam à beira mar. Apanham conchinhas e pedrinhas que vêm com as ondas, para brincar. Ás vezes também dão mergulhos com a ajuda dos pais e das mães. Toda a gente gosta muito de ir à praia e ficar a ver o mar, até o sol desaparecer. Quando está calor o mar fica muito colorido com as cores do sol que se vai deitar do outro lado do mar.
Às vezes a praia ficava muito suja com o lixo que vinha do mar. As ondas empurram o lixo que as pessoas deitaram ao mar para a praia. Então as pessoas, como gostam muito do mar e de estar na praia limpinha, pensaram que era melhor passarem a ter cuidado e não deitarem lixo para o chão, porque todo o lixo que cai ao chão vai parar ao mar.
Limparam todo o lixo da praia e colocaram-no nos ecopontos corretos. As praias têm muitos ecopontos para colocar os resíduos e as pessoas aprenderam a utilizá-los corretamente.
O nosso mar também é o mar de todos os animais marinhos e eles ficaram muito felizes com o mar limpinho. Agora eles vivem muito felizes, porque o seu mar é muito azul e limpo.
As pessoas também são mais felizes e saudáveis, porque vivem sem poluição!
As pessoas repensaram as suas atitudes, reduziram o seu consumo, ficaram mais responsáveis, reutilizando os diferentes materiais, reciclando todos os resíduos produzidos, recusando o consumo desnecessário, tornando os ecossistemas mais sustentáveis e o Planeta feliz!
MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO:
Jardim de Infância dos Olivais
Educadoras coordenadoras da atividade: Fernanda Gonçalves e Lurdes Figueiredo
Número de crianças: Grupo 1 - 20, Grupo 2 -19, Grupo 3 - 17
Idade das crianças: dos 3 aos 6 anos
Síntese das várias fases do Projeto:
1ª Fase
Apresentação do Projeto às crianças;
Tendo como ponto de referência o rio Mondego e a sua biodiversidade, as crianças foram envolvidas e motivadas para a preservação e conservação dos seus ecossistemas.
- Foi trabalhada, a fauna e a flora envolvente ao rio Mondego promovendo atividades em contextos de aprendizagem diversificados.
- As crianças foram sensibilizadas para a necessidade e emergência de proteção da biodiversidade e ecossistemas à escala do nosso Planeta, para a manutenção das espécies e da vida.
2ª Fase
- Foram realizadas diversas pesquisas sobre o rio Mondego e a sua biodiversidade. Como funciona uma ETA e uma ETAR. O recreio do Jardim de Infância tem diversas sarjetas para o escoamento das águas pluviais e as crianças perceberam que se deixassem cair lixo para a sarjeta ele desaparecia no seu interior. Perceberam que esse lixo poderia ir ter ao mar, poluindo-o e tornando-o um lugar perigoso para os seus habitantes.
- As crianças observaram as sarjetas, junto ao Jardim de Infância, em dia de chuva e perceberam que tudo o que estava no chão era para aí arrastado. Através da visualização de alguns pequenos filmes, entre os quais “A viagem do gotinhas”, da leitura de histórias, da promoção de conversas de grande grupo, onde foram debatidas estas questões, as crianças tomaram consciência de que o destino de todo aquele lixo, era também o mar.
- Interiorizaram práticas de separação dos resíduos, colocando-os nos ecopontos corretos e nunca no chão.
- Tomaram consciência da importância da água como um bem finito e a preservar e da urgência de adotar práticas conducentes à sua poupança.
- Adquiriram comportamentos responsáveis, no âmbito do respeito pela proteção e preservação dos ecossistemas e do ambiente, tendo adquirido consciência da sua emergência.
3ª Fase
Desenho, pelos adultos, da sarjeta a pintar, com a escala de 1:10, numa folha A4. Na qual foram previamente impressos os logótipos do Projeto, do Eco-Escolas, do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e o nome do Jardim de Infância.
4ª Fase
Debate sobre o desenho a realizar.
5ª fase
Tendo como base as aprendizagens realizadas, o texto de criação coletiva, as crianças foram estimuladas a realizar produções gráficas, sobre o seu sentir desta temática.
Seleção, em assembleia, com os três grupos de crianças, entre as várias produções obtidas, do desenho a pintar na sarjeta.
Fotografia com a proposta de imagem a pintar:
Fotografia final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
Coordenadas da localização da pintura:
40.218966, -8.405861 (ver a localização no mapa)
Morada da localização da pintura:
R. Afrânio Peixoto 40, 3000-013 Coimbra