O Mar Começa Aqui | Evidências dos Trabalhos 2021
Município de Pombal
Fotografias das pinturas:
Ecos:
Links:
- https://www.facebook.com/298497920349157/posts/1579695795562690/
- https://www.cm-pombal.pt/ambiente/o-mar-comeca-aqui/
- https://m.facebook.com/groups/940008812685947/permalink/4346164445403683/
- https://www.facebook.com/1422923987933496/posts/3564431717116035/
- https://www.facebook.com/948071891994826/posts/2284069421728393/
- https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1417786105273874&id=100011274942561
- https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1417783865274098&id=100011274942561
- https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1417779188607899&id=100011274942561
- https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1417777135274771&id=100011274942561
- https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1417773488608469&id=100011274942561
Número de escolas envolvidas:
5
Número de sarjetas pintadas:
20
Observações:
Metodologia – principais passos:
14 a 20 de abril 2021 – dinamização de sessões online e/ou presenciais sobre o projeto “O Mar Começa Aqui!”, o que são e qual a função dos sumidouros e sarjetas, contaminação das linhas de água, poluição marinha com destaque para a problemática do lixo marinho, tempo de degradação dos resíduos, impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas e exemplos de boas práticas/hábitos a adotar, por uma técnica da Unidade de Ambiente do Município de Pombal. Estas sessões, foram complementadas com a visualização do filme “Sources and impacts of marine litter by Jane Lee - Marlisco”, nas quais foram realizados debates e momentos de reflexão sobre as várias temáticas abordadas filme.
Em parceria, com os serviços municipais (Serviço de Higiene e Limpeza Urbana do Município de Pombal) e com a Junta de Freguesia do Carriço e a União das Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, os participantes neste projeto assistiram à limpeza de sarjetas/sumidouros existentes no interior da escola e no espaço exterior da escola/envolvente. Foram, ainda, identificadas as diferentes tipologias de resíduos e/ou poluição, principais fontes/origens das mesmas, tempo de degradação dos resíduos encontrados e exemplos de boas práticas/hábitos a adotar por todos.
As ações de limpeza de sarjetas e sumidouros tiveram um enorme impacto direto nas crianças, alunos, professores, auxiliares e alguns convidados que ficaram incrédulos com a quantidade e tipologia de resíduos encontrados e poluição verificada (descarga de águas sujas resultantes de lavagens) e, indiretamente junto das famílias, uma vez que as crianças e alunos falaram bastante deste tema em casa, informando e sensibilizando toda a família.
O filme também causou bastante impacto nas crianças e nos adultos que o visualizaram, uma vez que ficaram bastante elucidados com a problemática do lixo marinho e das consequências nefastas para o planeta em geral e para os ecossistemas marinhos em particular. O filme foi tão impressionante devido à veracidade das imagens que muitas crianças choraram, mostrando-se muito tristes e com muita vontade de mudar de atitudes e comportamentos e de sensibilizar a família e os amigos.
21 de abril a 6 de junho de 2021 - foram realizadas diversas pesquisas e atividades de leitura e expressão plástica sobre o tema em contexto escolar. No final, foram elaborados vários desenhos apelativos com vista a chamar a atenção para o problema “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar!”. Em todas as escolas, cada criança/aluno elaborou um desenho e os mesmos foram expostos nas respetivas salas, painel eco-escolas e/ou entrada da escola. No Jardim-de-infância do Carriço, a educadora submeteu um trabalho coletivo, que resultou de vários desenhos elaborados pelas crianças. Nas restantes 4 escolas, cada turma elegeu um trabalho e a comunidade escolar elegeu a imagem que representaria a escola no concurso nacional.
7 de junho a 9 junho de 2021 – foram realizadas as pinturas dos sumidouros previamente escolhidas por cada estabelecimento de ensino e aprovadas pelo Município de Pombal e pela ABAE. Os sumidouros exteriores foram escolhidos especialmente tendo em conta a proximidade da escola e os que teriam mais impacto junto da população (vias principais). Durante as pinturas, salienta-se a curiosidade da população local em saber o que estava a acontecer, qual o objetivo e a darem os parabéns aos envolvidos pela iniciativa.
junho a julho de 2021 – divulgação do projeto nas redes sociais, reuniões do Conselho Eco-Escolas, portal do Município, Agrupamento de Escolas da Guia, entre outros.
O balanço deste projeto é extremamente positivo, quer pelo entusiasmo e empenho de todos os envolvidos, quer pelo impacto junto da comunidade educativa e população em geral. De relevar que, em Pombal, foi um projeto inclusivo de todos e para todos! As crianças/alunos com deficiência e/ou necessidades especiais participaram ativamente em todas as fases do projeto.
Sem dúvida que será um projeto de continuidade, uma vez que muitas das eco-escolas de Pombal já manifestaram interesse em aderir aos mesmo, no próximo ano letivo.