A Câmara Municipal da Horta promoveu, em parceria com o CATL do Castelinho, uma acção denominada “O mar começa aqui”, inserida no Programa Eco-Escolas.
Esta actividade consistiu na pintura de sarjetas/sumidouros da instituição e área envolvente, com o apoio e supervisão do município, para sensibilizar a comunidade em geral e escolar para o fato de os resíduos abandonados na via pública, poderem ter como destino o mar através das sargetas.
A campanha “O mar começa aqui” visa educar para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular.
Promover a cidadania activa e estimular a criatividade dos nossos jovens foram as palavras de ordem desta campanha que tem a arte como elemento impulsionador.
Para o Presidente da Câmara da Horta, José Leonardo Silva, “esta iniciativa reveste-se de extrema importância, não só pelo facto de estarmos a apostar numa consciencialização dos mais novos para estas matérias, mas sobretudo por termos responsabilidades acrescidas na luta contra a poluição marinha pelo facto de sermos, nada mais nada menos, do que uma das Mais Belas Baías do Mundo”.
Esta acção é o culminar de um projecto que se iniciou no dia 20 de maio, Dia Europeu do Mar, com a votação dos desenhos/maquetes criadas pelos mais jovens por forma a alertar para o facto de que o que fica no chão vai, mais tarde ou mais cedo, parar ao mar!
Esta iniciativa contou com a colaboração da Polícia de Segurança Pública e da equipa Escola Segura.
Em: https://descla.pt/municipio-da-horta-promove-projecto-o-mar-comeca-aqui