O mar começa aqui | Regulamento Escolas

NOTA PRÉVIA
Para participar neste projeto, é necessária a inscrição prévia do município. Sem a inscrição do município, a escola não terá acesso ao formulário de inscrição e de colocação dos trabalhos. A escola pode inscrever-se até 15 de março.
Quando o município estiver inscrito, a escola, ao aceder à plataforma Eco-Escolas e às atividades, conseguirá visualizar o local onde poderá inscrever-se. Caso contrário, a escola deverá contactar o município para que este entre na Plataforma e proceda à sua inscrição.

 
Metodologia
      • Aderem ao projeto, motivando os alunos a envolver-se e a participar desde a fase de apresentação de propostas de pinturas até ao momento da divulgação e partilha;
      • Desenvolvem internamente o processo para seleção de uma imagem que represente a escola;
      • Submetem a imagem na plataforma Eco-Escolas;
      • Divulgam o projeto pelos meios ao seu alcance;
      • Realizam as pinturas, em articulação com a autarquia e a participação dos alunos;
      • Enviam para a ABAAE a memória descritiva e fotografias das pinturas que realizaram.
Características da proposta de imagem a pintar
      • A proposta de imagem a pintar na sarjeta/sumidouro deve incluir a representação de espécies marinhas, em particular as autóctones.
      • A proposta de imagem deverá ser digitalizada e submetida na plataforma Eco-Escolas.
      • As cores utilizadas ficam ao critério da escola.
      • A dimensão da imagem deve ter em consideração o tamanho da sarjeta/sumidouro. O protótipo de imagem enviada deve incluir a relação entre a pintura e a sarjeta/sumidouro (escala).
      • Deverá conter a frase “O mar começa aqui” e integrar os logótipos do projeto e do Eco-Escolas (fornecidos pela ABAAE). Caso queiram, poderão também integrar outros logótipos/assinaturas (exemplo: do município ou escola).
      • Cada escola pode concorrer apenas com uma imagem.
  • Concurso Escolas

    FASE I – INSCRIÇÃO

    • Nome da Escola;
    • Nome do/a Professor(a) Coordenador(a); Email do/a Professor(a) Coordenador(a); Nº de Telefone;
    • Memória descritiva da imagem;
    • Fotografia com a proposta de imagem a pintar.

    Fase II – APROVAÇÃO

    • Aprovação por parte do município;
    • Nº de sarjetas a pintar dentro da escola;
    • Nº de sarjetas a pintar fora da escola;
    • Data prevista para fornecimento das tintas e realização das pinturas pela escola;
    • Aprovação da ABAAE

    FASE III – EXECUÇÃO

    • Memória descritiva (breve explicação de como decorreu o processo – apoios, seleção da imagem, materiais utilizados, envolvimento dos alunos)
    • Fotografia final para concurso, com a sarjeta pintada (fotografia única);
    • Outras fotos de execução da pintura (máx. 6 fotografias);
    • Localização da pintura.

  • Critérios de Avaliação

    Após a submissão dos “trabalhos” realizados pelas escolas, será realizado um concurso que terá em consideração os seguintes critérios de avaliação:

    • Metodologia utilizada: n.º de formações realizadas; n.º de visitas ao terreno; n.º de parcerias estabelecidas; n.º de entidades envolvidas;
    • N.º de sarjetas pintadas/escola;
    • % de escolas envolvidas face às inscritas no Programa;
    • N.º de alunos envolvidos;
    • Cumprimento do regulamento (imagem com a frase “o mar começa aqui”, logotipo do projeto e logotipo Eco-Escolas);
    • Criatividade/originalidade das pinturas realizadas pela escola;
    • Técnica/qualidade das imagens pintadas pela escola;
    • Divulgação realizada pela escola (n.º de posts, publicações).

     

    Júri

    Os projetos serão avaliados pela ABAAE, por elementos da Comissão Nacional e representantes do Grupo Águas de Portugal.

     

    Prémios

    Cada escola premiada no Concurso Nacional irá receber um tablet, enquanto que a escola distinguida com a Menção Honrosa irá receber um disco externo.

 

       Prazos
  • até 15 de março | data limite de inscrição das escolas, após inscrição do município.
  • até 31 de março | data de submissão do desenho/protótipo a pintar nas sarjetas
  • até 15 de abril | o município aprova as imagens a pintar submetidas pelas escolas
  • abril a junho | realização das pinturas. Recomenda-se que sejam incluídos os dias 20 de maio e 8 de junho
  • até 17 de junho | submissão da memória descritiva e fotografias das pinturas