O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020
Escola Básica e Secundária de Idães (Felgueiras)
										Memória descritiva da imagem:
										A professora Coordenadora e responsável por esta atividade, Fernanda Carvalho, desenvolveu 
este projeto com alunos das turmas do 8º ano em articulação com a disciplina de Ciências Naturais 
e Cidadania e Desenvolvimento. 
Após a explicação do projeto aos alunos e relembrado o ciclo da Água, foi efetuada uma pesquisa, 
principalmente sobre espécies autóctones e/ou endémicas de determinada região, sendo que 
cada aluno selecionou uma espécie e iniciou o esboço, ainda em aulas presenciais. 
É pertinente referir que os materiais dos alunos se encontram na escola e, devido à situação 
socioeconómica da região, são poucos os alunos que possuem materiais adequados em casa.                                    
										Memória descritiva do projeto:
										Consideramos que o trabalho selecionado poderá representar uma mensagem mais significativa 
devido à expressividade e estado de alerta constante dos olhos da rã, que permitirá uma maior 
sensibilização para a necessidade de separar corretamente os resíduos que, lamentavelmente, 
acabam por terminar o seu percurso no Mar e/ou sendo ingeridos por muitas espécies de seres 
marinhos, entre outras, causando-lhes a morte. 
Discoglossus galganoi 
Capula, Nascetti, Lanza, Bullini and Crespo, 1985 
Rã-de-focinho-pontiagudo, Discoglosso 
Estatuto de Conservação: Quase Ameaçado 
IMPACTE DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS SOBRE A ESPÉCIE 
Este anfíbio ocorre, ocorre por todo o território continental português abaixo dos 1000 m de altitude,nas 
imediações de pequenas massas de água com vegetação herbácea. Prefere terrenos encharcados (e.g. 
prados, lameiros). Durante a reprodução, pode ser encontrada em charcos, ribeiras, canais de rega, lagos 
litorais e em lagoas costeiras, sendo relativamente tolerante a águas salobras. Refugia-se debaixo do 
substrato húmido ou entre a vegetação durante o dia, ou em períodos menos vantajosos 
Ameaças 
> Alteração/destruição do habitat e/ou dos locais de reprodução 
> Destruição/perturbação de indivíduos 
> Desertificação 
> Intensificação agrícola 
> Introdução de espécies exóticas (e.g. crustáceos, peixes predadores) 
> Poluição (e.g. agrícola, industrial, pecuária) 
> Regularização de sistemas hídricos 
Conservação 
> Proteção dos habitats 
> Melhorar o conhecimento da sua biologia 
> Conservação dos seus locais de reprodução 
> Avaliação do estado atual das populações 
> Combater a introdução/expansão de espécies espécies invasoras predadoras 
> Adotar medidas eficazes para prevenção dos incêndios florestais 
> Controlo da poluição                                    
 
					



