O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020
Escola Básica e Secundária de Paredes (Paredes)
Memória descritiva da imagem:
Imagem 1 - As estrelas do mar além de lindas, são também bem excêntricas.
A primeira característica percetível são seus inúmeros braços, o que na verdade são as cinco pontas dela que formam a sua simetria. Os seus olhos, encontram-se no final de cada braço, eles se localizam lá justamente para ela conseguir perceber a luz e a escuridão, além de conseguir detetar o movimento de outros animais ou objetos. Sobretudo, os seus braços conseguem se locomover como se fossem uma roda
Uma das características excêntricas das estrelas, é a capacidade que elas possuem de se regenerarem. Basicamente, se elas perderem um braço, conseguirão reconstruir outro no mesmo lugar.
Imagens 2,3, 4 e 5 – Os Peixes, são os seres vivos mais comuns que habitam nos mares e oceanos. Podemos considera-los uns guardiões, pela empatia que criam com as crianças, talvez fortalecida pelas várias histórias contadas na literatura infantil. Eles apresentam várias formas e cores, todas elas bastante atrativas.
Os peixes ocupam as águas salgadas dos mares e oceanos e as águas doces dos rios, lagos e açudes. Nesse grupo, existem cerca de 24 mil espécies, das quais mais da metade vive em água salgada. O tamanho médio dos peixes pode variar de um centímetro a até cerca de 18 metros.
Foram escolhidas estas imagens, pois representam o universo dos seres vivos, que carecem que os nossos Mares estejam saudáveis, pois são neles que habitam e se alimentam.
Memória descritiva do projeto:
Escola Básica e Secundária de Paredes
Coordenadora Eco-Escolas: Professora Lídia Vale
Atividade: O Mar começa Aqui…
Trabalho desenvolvido em grupo turma (24 alunos), do 5.ºano de escolaridade com 10 anos de idade.
O projeto foi desenvolvido em diferentes fases, pela metodologia de trabalho de projeto e também de forma interdisciplinar (Ciências Naturais, Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento).
O que vamos fazer/tema: Tendo por mote as sarjetas e o tema “O Mar começa aqui”, fez-se uma pesquisa, para sabermos de que forma esses dois elementos estavam interligados. Descobrimos que tudo que entra nas sarjetas chega ao mar.
Objetivos, o que queremos aprender: O objetivo principal é alertar toda a comunidade escolar, sobre a importância de manter as sargetas limpas e desobstruídas para que as águas que chegam ao mar estejam o mais limpas possíveis, e que estas não sejam um depósito/contentor de lixo. Com as pesquisas realizadas aprendemos também qual a importância dos mares e oceanos na vida humana e na sobrevivência do nosso planeta.
Como vamos fazer, preparação planificação: começamos por fazer um levantamento das sarjetas existentes no recinto escolar. Através do diálogo resolvemos decorá-las com animais que habitam os nossos mares. Realizou-se uma nova pesquisa, para um melhor conhecimento, não só das suas formas como também das suas funções na vida marinha. Preparou-se todo os materiais necessários para a concretização dos desenhos e pintura dos mesmos e mãos à obra.
Realização: Individualmente, todos os alunos realizaram a sua proposta.
O que fizemos: Partimos para a apresentação individual de cada trabalho. De seguida foram eleitos aqueles que respondiam melhor ao desafio.
O que aprendemos: Os Mares e Oceanos têm uma grande importância ecológica, económica, política e sociocultural. São eles os responsáveis pelo regulamento do clima, proporcionam alimentação, lazer, vias de transporte, etc. Por conta disso, os oceanos são fundamentais para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos do planeta. Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície terrestre, somam 97% da água do planeta, concentram um número imenso de espécies.
Curiosidades: 2/3 da população mundial vive atualmente a menos de 50km do mar (ONU-Unesco). Essa faixa de terra litoral correspondente a menos de 2% do território terrestre e abriga uma população de um pouco mais de 4 bilhões de pessoas.