O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020
Escola EB de Quintão (Vila Nova de Famalicão)
Memória descritiva da imagem:
Memória Descritiva da Imagem
Nesta imagem estão retratadas algumas espécies marinhas autoctones, tanto animais como a sardinha e o polvo, como também, as algas que são tão caracteísticas do nosso oceano Atlântico, e que nos dão o iodo tão importante par a nossa saúde.
O aluno procurou retratar as espécies na sua cor original, realçando também a limpeza do oceano , que vai de encontro à necessidade de fazer com que o que está a jusante esteja limpo, como são o caso das sarjetas.
Memória descritiva do projeto:
Com este trabalho propomo-nos a criar uma imagem relacionada com o tema aglutinador do projeto “O Mar Começa Aqui”, tendo explicado o porquê da existência deste projeto, o porquê da nossa participação, os objetivos que nos propomos atingir e os parceiros que connosco vão colaborar. Foi ainda explicado aos alunos o que é e a utilidade da sarjeta ou sumidouro, e quais são os cuidados a ter para que esta estrutura tenha uma efetiva e eficaz utilização.
Foram apresentados alguns vídeos onde os alunos puderam constatar os abusos e a falta de cidadania de muitas pessoas, com comportamentos incorretos, enviado detritos e resíduos para as sarjetas provocando o entupimento das mesmas prejudicando assim o escoamento das águas das chuvas, provocando assim inundações.
Posto isto, foram mostrados aos alunos trabalhos realizados em outros municípios em anos transatos.
Em paralelo foi também abordado na disciplina de Estudo do Meio o ciclo da água, durante o mês de fevereiro, como aliás se encontra plasmado nas respetivas planificações dos diferentes anos escolaridade. No seguimento desta temática os alunos do 3.º e 4.º anos também puderam visualizar, através de uma ação de sensibilização das Águas do Norte o funcionamento de uma Estação de Tratamentos de Águas e de Uma Estação de Tratamento de Águas Residuais. A Turma do 1.º e 2.º anos tiveram uma sessão com as Águas do Norte onde fizeram a experimentação das propriedades da água (incolor, insipida e inodora).
Numa primeira etapa, fomos fazer o levantamento do número de sarjetas existentes dentro do recinto escolar (verificando a existência de duas) e, no espaço exterior, logo à saída da escola junto ao portão também verificamos a existência de duas outras sarjetas.
Os alunos nas aulas de Expressões Artísticas darão largas à sua imaginação com a elaboração de uma ilustração.
Foram apresentados todos os trabalhos realizadas tendo sido feita uma votação a seleção do desenho a apresentar a concurso.