O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020
Escola Secundária Poeta Al Berto (Sines)
Memória descritiva da imagem:
Escola Secundária Poeta Al Berto - Sines
No âmbito da disciplina de Educação Visual, procurou-se articular os conteúdos lecionados com os objetivos do projeto. Para o efeito, foi proposta a elaboração de desenhos/pinturas com uso de projeções de figuras planas
1.º A docente lecionou os conteúdos necessários à divisão da circunferência em partes iguais, procedimento que permite o desenho com figuras planas;
2.º os alunos desenharam uma sarjeta à escala 1/2;
3.º escolheram um animal marinho;
4.º desenharam a carvão, o animal escolhido, utilizando apenas figuras planas;
5.º iniciaram o projeto final, juntando o animal, representado com figuras.planas, à sarjeta;
6.º escolheram um material riscador para dar cor ao projeto final.
Informo, ainda, que os trabalhos realizados pelos alunos, assim como os materiais necessários à sua conclusão ficaram retidos na escola e que a situação de confinamento obrigatório que tivemos de cumprir impediu a conclusão dos mesmos, pelo que o modelo digital enviado traduz o conceito trabalhado pelos alunos.
A etapa não foi concluída devido à suspensão, a 16 de março, das atividades letivas presenciais.
Memória descritiva do projeto:
Escola Secundária Poeta Al Berto - Sines
1.ª fase:
Divulgação do projeto aos alunos do 7.º ano.
Etapa concluída.
2.ª fase:
Limpeza de algumas sarjetas do recinto escolar e das imediações do mesmo.
Participaram os alunos de três turmas do 7.º ano de escolaridade e as professoras de Ciências Naturais e de Físico-Química, tendo a atividade sido realizada no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC).
Esta atividade foi dinamizada pela Câmara Municipal de Sines e contou com a colaboração de funcionários da mesma.
Etapa concluída.
3.ª fase:
Levantamento dos resíduos encontrados nas sarjetas limpas na 2.ª fase.
Seleção das fotografias que melhor documentaram a atividade de limpeza.
Uma vez que as sarjetas do recinto escolar e das suas imediações continham pouca diversidade de resíduos, os alunos fizeram uma breve pesquisa de informação sobre os materiais que poderão ser transportados para esses dispositivos.
Posteriormente, os alunos envolvidos na limpeza das sarjetas realizaram uma nova pesquisa de informação subordinada ao tema”Quanto tempo permanecem no mar os resíduos encontrados nas sarjetas?”
Etapa concluída.
4.ª fase:
Preparação de materiais para a construção de uma instalação, no átrio de entrada da escola.
Da instalação constam materiais semelhantes aos que poderão ser encontrados nas sarjetas, associados ao respetivo tempo de decomposição em água.
Esta etapa não foi concluída devido à suspensão, a 16 de março, das atividades letivas presenciais.
Etapa não concluída.
5.ª fase:
Elaboração, pelos alunos das turmas do 7,º ano, dos desenhos a reproduzir nas sarjetas.
No âmbito da disciplina de Educação Visual, procurou-se articular os conteúdos lecionados com os objetivos do projeto. Para o efeito, foi proposta a elaboração de desenhos/pinturas com uso de projeções de figuras planas
1.º A docente lecionou os conteúdos necessários à divisão da circunferência em partes iguais, procedimento que permite o desenho com figuras planas;
2.º os alunos desenharam uma sarjeta à escala 1/2;
3.º escolheram um animal marinho;
4.º desenharam a carvão, o animal escolhido, utilizando apenas figuras planas;
5.º iniciaram o projeto final, juntando o animal, representado com figuras.planas, à sarjeta;
6.º escolheram um material riscador para dar cor ao projeto final.
Informo, ainda, que os trabalhos realizados pelos alunos, assim como os materiais necessários à sua conclusão ficaram retidos na escola e que a situação de confinamento obrigatório que tivemos de cumprir impediu a conclusão dos mesmos, pelo que o modelo digital enviado traduz o conceito trabalhado pelos alunos.
A 5.ª etapa não foi concluída devido à suspensão, a 16 de março, das atividades letivas presenciais.
Etapa não concluída.
Professora coordenadora: Ana Diniz