O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021
Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento (Entroncamento)
										Memória descritiva da imagem:
										MEMÓRIA DESCRITIVA DA IMAGEM 
“O Mar começa aqui” 
A cor é um dos elementos que mais se faz sentir nesta composição: 
- representação do fundo azul do mar, em oposição com as cores dos cavalos marinhos e das algas, para sobressair em contraste quente/frio, com aplicação de cores primárias, secundárias e terciárias/intermédias 
- as letras brancas para se destacarem em contraste com o fundo  azul do mar e as cores vivas das algas ; 
- os cavalos marinhos foram colocados frente a frente, como fossem os guardiões do mar, protegendo-o do lixo, não o deixando cair nas sarjetas; 
- as algas onduladas representam o “movimento” das correntes marítimas e a rápida movimentação e deslocação do lixo no mar; 
- foram escolhidos os cavalos marinhos, por serem uma espécie autóctone, da ria formosa, e que se encontram em vias de extinção, tentando também fazer um alerta para a importância da sua preservação; 
- os objetos escolhidos para representar o “lixo” – foram objetos que as pessoas deitam para o chão – garrafas, palhinhas, latas de bebidas, pneus, etc. e que são facilmente identificáveis como “lixo” 
- a imagem foi criada para alertar a população que o lixo que deitamos para o chão, vai acabar na sarjeta e finalmente no mar, numa tentativa de sensibilizar a população para não deitar lixo para o chão.  
Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento 
Ano/Turma: 8ºA 
Aluno: Gonçalo Filipe Santos Falcão (14701) -13 anos 
Professora: Magda Dinis de Matos castanheiro Mourato 
Disciplina: Educação Visual                                    
Proposta de imagem a pintar:
										Memória descritiva do projeto:
										MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO                                                                                                               
A presente Memória Descritiva refere-se ao projeto “O Mar começa aqui” que desafiou alunos das Eco-Escolas a apresentar desenhos/propostas de imagem a reproduzir nas sarjetas/sumidouros. 
- a este projeto aderiram com muito entusiasmo e participaram ativamente com muito empenho, todos os 28 alunos da turma B, do oitavo ano, projeto este que foi inserido e enquadrado na unidade de trabalho do estudo da COR, da disciplina de Educação Visual do oitavo ano; 
- após a apresentação dos conteúdos sobre o estudo da COR, foi apresentado aos alunos o projeto, através do site Eco-Escolas e do Projeto “O Mar começa aqui.” 
- posteriormente foi-lhes solicitada uma pesquisa sobre o tema apresentado e especificamente sobre o ciclo da água; o tempo de degradação dos resíduos, a contaminação das linhas de água, a rede hidrográfica, a poluição marinha, o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas, a importância da preservação dos ecossistemas e  da qualidade da água para a vida no planeta terra. 
- através do desenvolvimento de competências nas áreas da expressão plástica, a criatividade destes jovens é estimulada, ao mesmo tempo que são educados para uma cidadania ativa, sendo incentivados a transmitir a mensagem a fazer com que esta seja assimilada de uma forma mais proficiente; 
- depois de analisadas todas as ideias/ propostas apresentadas pelos alunos, a imagem apresentada foi a selecionada, não apenas pelo que foi exposto na Memória descritiva da imagem, mas também devido ao seu conteúdo e mensagem transmitida 
- foram escolhidos os cavalos marinhos, por serem uma espécie autóctone, da ria formosa, e que se encontram em vias de extinção, tentando também fazer um alerta para a importância da sua preservação; 
- os objetos escolhidos para representar o “lixo” – foram objetos que as pessoas mais deitam para o chão – garrafas, palhinhas, latas de bebidas, pneus, etc. e que são facilmente identificáveis como “lixo”; 
- a imagem foi criada com o propósito de alertar a comunidade, que o lixo deitado para o chão,  acabará na sarjeta e irá parar ao mar, mais cedo ou mais tarde. Pretende consciencializar as pessoas sobre o impacto negativo e muitas vezes inconsciente dos seus comportamentos, evitando a degradação do ambiente marinho.  
Aluno: Gonçalo Filipe Santos Falcão (14701)  
 Ano/Turma: 9ºA  
Professora: Magda Dinis de Matos castanheiro Mourato. 
Disciplina: Educação Visual 
Escola Secundária com 3º ciclo do Entroncamento do Entroncamento                                    
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
									Coordenadas da localização da pintura:
									39.468969, -8.477437 (ver a localização no mapa)                                
										Localização da pintura:
										A pintura encontra-se na sarjeta, no interior da escola, junto ao pavilhão A. É visível para toda a comunidade educativa, assim como para os visitantes já que é local de passagem para todos os pavilhões onde se situam as salas de aulas, para a biblioteca escolar e para o ginásio e campos de futebol.                                    
					









