O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2022
Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)
										Memória descritiva da imagem:
										Os alunos da Escola Básica do Vale de S. Torcato no Clube Eco-Torcatinho, aceitaram com muito entusiasmo, o desafio “O Mar começa aqui!”. 
 Seguiram as orientações da Coordenadora do Programa Eco-Escolas, Professora Paula Lopes, que teriam de ilustrar uma imagem da sua autoria para ser replicada, no início do 3.º período, em grelhas de escoamento (sarjeta/sumidouro) de águas pluviais na escola. O objetivo desta iniciativa foi sensibilizar para o facto de o lixo abandonado ser frequentemente arrastado, através do escoamento das águas pluviais, até às nossas ribeiras e, posteriormente, até ao mar. 
Este desenho representa a beleza da biodiversidade existente nos oceanos, e a necessidade de os animais poderem ter uma vida saudável nas águas cristalinas, facto que não acontece se deitarmos lixo para os sumidouros!                                    
Proposta de imagem a pintar:
										Memória descritiva do projeto:
										O desafio foi concretizado por alunos que frequentam o Clube Eco-Torcatinho, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos. Os trabalhos foram propostos no início do 2.º período, quando se abordou a temática da Biodiversidade pela autora do livro “Criaturas do Planeta Azul”, Cristina Araújo em que a mensagem final foi “As nossas ações têm um grande impacto no nosso Planeta Azul”.  
Este desafio consistiu numa campanha de sensibilização, que proporcionou como objetivos principais: 
-Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular; 
-Educar para uma cidadania ativa incitando os nossos alunos a passarem a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa; 
-Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica; 
Posteriormente os alunos foram encaminhados para o exterior da escola onde visualizaram, um sumidouro. 
A metodologia implementada envolveu diferentes fases: 
1.ª fase: Todos os alunos que frequentam do clube realizaram um esboço com lápis de carvão de uma imagem a desenhar no sumidouro; alguns alunos utilizaram as novas tecnologias; 
2.ª fase: Passaram à fase de coloração; 
3.ª fase: Todos os desenhos realizados foram a votação no Conselho Eco-Escolas; 
4ª fase: Divulgação do trabalho no placard do Eco-Escolas. 
O resultado final foi bastante satisfatório.  Constatámos que os nossos alunos continuam sensibilizados para as questões ambientais.                                    
Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:
Outras fotos de execução da pintura:
									Coordenadas da localização da pintura:
									41.478162, -8.268859 (ver a localização no mapa)                                
										Localização da pintura:
										A pintar do sumidouro foi na entrada principal da escola.                                    
 
					









